Vinhais

Câmara reivindica 5G e estrada para a Gudiña

Publicado por Glória Lopes em Qua, 2022-01-12 15:04

O município de Vinhais aprovou uma moção para reivindicar a instalação de meios técnicos que permitam dotar o concelho de 5G aproveitando as verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que preveem 20% desses investimentos para a transição digital.
O documento vem na sequência do diagnóstico feito pela ANACOM às comunicações no concelho que atestou que este é um dos “mais deficitários do país”. O que já tinha sido largamente comprovado durante os períodos que obrigaram a atividades letivas à distância devido à pandemia covid-19, que pôs a nu diversas dificuldades.
O presidente da Câmara, Luís Fernandes, apresentou ainda outra moção relacionada com a ligação transfronteiriça entre Macedo de Cavaleiros-Vinhais-Gudiña que não está contemplada no PRR, o que é repudiado pelo município localizado a 20 km da localidade espanhola. Tanto mais que faz cada vez mais sentido esta estrada, pois em dezembro do ano passado foi inaugurada a estação ferroviária Portas da Galiza na Gudiña, onde para o comboio de alta velocidade que assegura viagens diárias entre Ourense e Madrid, representando ainda um aumento da conetividade com a autoestrada das Rias Baixas ( A52) “justificando-se para o desenvolvimento económico e social da região”.
A Câmara de Vinhais reivindica a inclusão desta ligação transfronteiriça no PRR e no Quadro Comunitário.

Assinaturas MDB