Campeonato Regional em Bragança contou com 136 nadadores (com galeria)
As Piscinas Municipais de Bragança acolheram, este fim de semana, os Campeonatos Regionais de Absolutos, prova organizada pela Associação Regional de Natação do Nordeste (ARNN) e que contou com a participação de 136 atletas (64 masculinos e 64 femininos) em representação de seis clubes da região, nos escalões de infantis, juvenis e cadetes.
Ginásio Clube de Vila Real (GCVR), CMN Peso da Régua (CMNPR), Flavitus Natação, Durius Pesqueira, Escola de Natação de Bragança (ENB) e o FC Vinhais marcaram presença numa prova que superou os números obtidos na edição anterior, em 2021, onde participaram apenas GCVR e CMNPR.
Pedro Viana, Diretor Técnico da ARNN, mostrou-se satisfeito com o aumento do número de participantes nos Campeonatos Regionais. “O número de nadadores e clubes aumentou consideravelmente em relação ao ano passado, onde nessa edição nem chegámos aos 100 atletas. Estamos extremamente satisfeitos com a adesão de jovens atletas à modalidade, garantindo uma abrangência territorial considerável, e com melhores resultados”.
“O Torneio de Nadador Completo é a prova mais importante para os infantis, porque nos permite aferir da qualidade técnica dos nadadores, que nesta fase é o mais importante, apurados desta prova para a seleção que irá participar na Taça Vale do Tejo, disputada no dia 21 de janeiro,” explicou Pedro Viana.
A representação local esteve a cargo da ENB que participou com 15 nadadores, valendo 25 medalhas, onde o destaque vai para Soraia Guimarães, campeã regional de 1500 metros, e Anita Gonçalves, que conseguiu o 3.º lugar da geral em Infantis A na modalidade de nadador completo.
Tiago Machado, treinador da ENB, assinalou a importância de “jogar em casa”. “É sempre bom receber estas provas em Bragança, ainda para mais quando dispomos de equipamento de excelência para o efeito,” lembrando que “estes eventos são de extrema importância para o desenvolvimento competitivo dos atletas.”
O FC Vinhais também marcou presença com 8 atletas e Hélder Magno, em representação do clube alvinegro, sublinhou a importância desta prova. “Este tipo de eventos é excelente para estes jovens desenvolver o seu trabalho de formação e ter referências para superar o seu rendimento”.
Nas classificações coletivas em absolutos, GCVR garantiu o mais alto lugar do pódio, secundado por CMNPR e ENB.
Os campeonatos regionais são organizados simultaneamente por todas as associações territoriais do país, sendo uma prova que antecede os campeonatos nacionais que para os quais os nadadores tentam obter os tempos mínimos de acesso para os zonais e nacionais.
Fotos: Guilherme Moutinho