Careto AirShow cresce na sétima edição e gera impacto económico superior a 1,3 milhões de euros

O Careto AirShow, que este ano vai para a sua sétima edição, espera receber 30 mil pessoas ao longo de três dias (20, 21 e 22 de junho), numa altura em que o impacto gerado na economia local já é superior aos 1,3 milhões de euros.
De acordo com a organização, o evento, organizado pelo Aero Clube de Bragança (ACB) e pelo Município de Bragança, gera um impacto económico na ordem dos 800 mil euros na cidade e um retorno promocional da região superior a meio milhão de euros, representando um valor acrescentado para o território na ordem de um milhão e 300 mil euros.
"O retorno para o ACB, promotor do evento, não é quantificável em números e muito menos em euros. Para o ACB, o retorno é perceber que consegue mobilizar mais de 100 voluntários, que colaboram no trabalho diversificado, todos com o mesmo nível de empenho, esforço e motivação. É perceber a alegria dos visitantes de todas as idades que ficam deliciadas por ver os aviões, é perceber a alegria daqueles que voam pela primeira vez, é perceber a alegria da cidade", estima a organização, cujo rosto é Nuno Fernandes, presidente do Aeroclube de Bragança.
O presidente da Câmara de Bragança, Paulo Xavier, destaca a promoção que este evento faz da região. "É muito importante para a economia local e não só no concelho de Bragança. Nesse fim de semana, a hotelaria está esgotada e vai ser também muito importante para a restauração", frisou Paulo Xavier.
O Careto AirShow, que nasceu em 2016 como um encontro de apaixonados pela aeronáutica, é atualmente uma festa que vai muito além dos espetáculos acrobáticos, que atraem milhares de visitantes, portugueses e espanhóis.
Este ano são esperadas cerca de 150 aeronaves, que representam, entre pilotos e tripulantes, aproximadamente 400 pessoas. E é esta afluência da comunidade aeronáutica ibérica que ajuda a esgotar hotéis, a gerar movimento na restauração e no comércio local.
"O espetáculo de acrobacia aérea, por sua vez, atrai milhares de pessoas ao Aeródromo Municipal de Bragança e é sempre a maior aposta da organização. Há um grupo de pilotos acrobatas que, anualmente, faz questão de regressar. Um deles é Ramon Alonso, um dos pilotos mais aguardados pelo público, com títulos de Campeão do Mundo e Campeão da Europa, que traz um espetáculo que se adivinha arrebatador. Os Patrulha Fantasma, duas aeronaves completamente distintas, são, também, presença assídua. A sua atuação consiste num voo de formação com cruzamentos, ruturas, com alguma acrobacia à mistura, mas é, sobretudo, um voo de exibição de aviões experimentais. Não podem faltar os Saltos dos Paraquedistas Caretos, que já se tornaram numa das imagens identitárias deste festival", sublinha o mesmo responsável.
O espetáculo acrobático com as piruetas, loops, voos invertidos e voos rasos, contando, ainda, com Luís Garção, Pedro Cunha Pereira, José Luís Lickfold, Hélder Guerreiro e, pela primeira vez, em Bragança, o jovem Jorge Loureiro, o único piloto português de acrobacia aérea em competição internacional, recentemente proclamado campeão do Open de Espanha de acrobacia aérea avançada.
O mítico avião Antonov2 volta a Bragança para fazer uma demonstração de beleza poder e voo muito lento, transformando-se sempre numa das maiores atrações do Festival Aéreo.
O Careto AirShow, para além de levar pessoas em situação de vulnerabilidade a experiência e a alegria do voo voar gratuitamente, permite à sociedade em geral realizar voos solidários, com o intuito de ajudar, este ano, a ASCUDT – Associação dos Deficientes de Trás-os-Montes.
O padrinho do Careto AirShow, João Paulo Rodrigues, conhecido humorista e apresentador de televisão, que também é piloto, vai estar presente com Piper Cub, uma bela e elegante aeronave vintage, e vai realizar voos solidários.
Ainda no ar, numa vertente menos radical, mas, sem dúvida, de enorme beleza, o Careto conta com aeromodelos, paramotores, autogiros e balão de ar quente.
Os paramotores vão dar um belo, colorido e poético espetáculo. São aeronaves leves com uma asa, um motor e uma hélice. Executam voos lentos a baixa altitude com fumos e luzes e realizando manobras de performance variadas. O grupo que vai estar presente chama-se Fly4Passion e, curiosamente, a sua formação teve origem no Careto AirShow.
Por terra, a festa começa no dia 20 de junho, com a chegada dos aviões e com uma grande noite de arraial, a cargo dos Império Show. No dia 20 as iniciativas sucedem-se, a Academia JDC realiza o BootCamp Careto, o NAC promove o passeio de carros clássicos que termina no aeródromo, a ANAC organiza um fórum de segurança para todos os pilotos presentes, o ACB vai plantar árvores na zona do Aeródromo Municipal com a possibilidade de apadrinhamento por parte de escolas ou instituições, e muito mais.
Na tarde do dia 21 acontece o espetáculo acrobáticos e, à noite, regressa a Festa dos anos 80 “Oitentamente”.
O dia 22 de junho é dedicado aos voos solidários e, como habitualmente, há missa campal, por todos os que voam mais alto.
Porque de ano para ano a afluência do público é maior e pode haver dificuldades de estacionamento, a Câmara Municipal disponibiliza autocarros que, gratuitamente, fazem o transporte entre o centro da cidade e o Aeródromo Municipal e vice-versa.
De referir que há tasquinhas e restaurantes no recinto, como comida e bebida e há também uma pequena exposição de artesanato e produtos locais.