Bragança

Concelhia do PSD acusa Hernâni Dias de mentir e de “falta de honestidade, ética e caráter político”

Publicado por António G. Rodrigues em Qui, 2025-02-13 15:11

A Comissão Política Concelhia de Bragança do PSD reagiu violentamente contra a indicação de Paulo Xavier como candidato à Câmara de Bragança por parte da Distrital e da Nacional, acusando mesmo o antigo presidente da Câmara, Hernâni Dias, líder da Comissão Política Distrital, de “falta de honestidade, ética e caráter político”.

Em comunicado enviado às redações, em nome da Comissão Política Concelhia de Bragança, em resposta ao comunicado de quarta-feira da Distrital, aquela estrutura diz lamentar “que o Presidente da Comissão Política Distrital (CPD), Hernâni Dias, comunique inverdades ao afirmar de que reuniu e informou o Presidente da CPS, Alex Rodrigues, de que a escolha do candidato para a Câmara Municipal de Bragança tenha recaído sobre o nome de Paulo Xavier”.

No mesmo comunicado, a Concelhia brigantina do PSD garante que “apenas tomou conhecimento desta posição, sobre a escolha do candidato, através da Comunicação Social, ficando assim demonstrado a falta de honestidade, ética e caráter político dos dirigentes que a comunicaram”.

A Concelhia confirma “a reunião com o Presidente da CPD, Hernâni Dias, no passado dia 10/02/2025” mas afirma que, nessa reunião, o presidente da Distrital informou “que existia uma “inclinação” para Paulo Xavier”. “No entanto, a CPD mandatada pela Comissão Política Nacional (CPN) pretendia auscultar qual a posição da CPS relativamente a este candidato”, acrescenta a mesma nota.

“Questionou ainda a CPS, caso Paulo Xavier viesse a ser efetivamente a escolha, qual seria a posição deste Órgão, referindo este os seguintes cenários: “Se a CPS pretendia negociar, se se demitiria, ou ainda, se iria pelo Chega ou como Independentes””, lê-se.

A Concelhia diz ainda que, “face ao exposto, o Presidente da CPS, Alex Rodrigues, referiu que se iria reunir com a CPS no dia seguinte (11/02/2025), uma vez que este teria de consultar o Órgão para emitir posição”. “Nessa reunião, foi posto à votação (voto secreto), o nome de Paulo Xavier, obtendo este a seguinte votação: 13 votos contra, 1 voto a favor e 2 votos brancos”.

“Considerando a fragilidade política atual do executivo camarário, e a estratégia e visão partidária assumida pela CPS, num projeto de renovação e afirmação para um novo ciclo político de 12 anos, não de 4 anos, e na construção de uma estratégia sustentável de desenvolvimento social e económico, foi votado (voto secreto) o militante João Rodrigues, tendo sido este aprovado por unanimidade (16 votos a favor)”, lê-se ainda.

A Concelhia esclarece que “desta reunião foi lavrada uma ata que foi enviada para a CPN, na pessoa do Secretário-Geral do PSD, Hugo Soares, para o Presidente da CPD de Bragança, Hernâni Dias e para o Presidente da Mesa da Assembleia de Secção de Bragança, Jorge Nunes”.

A Concelhia do PSD diz ainda estranhar o apoio incondicional da Distrital do partido ao nome de Paulo Xavier, uma vez que não terá havido nenhuma reunião daquele órgão partidário para discutir esse nome. “No seguimento das notícias que vieram a público, e após contacto com vários elementos integrantes da CPD do PSD de Bragança, fomos informados de que não houve qualquer reunião para discutir/aprovar o nome do candidato à Câmara Municipal de Bragança, pelo que estranhamos que Hernâni Dias refira que este tenha obtido o “apoio incondicional” daquele Órgão, o que não corresponde com a realidade”, acusa a Concelhia.

O comunicado termina dizendo que “a CPS sente que foi feito um assalto aos valores da democracia por aqueles que se apelidam de democratas, assim como um desrespeito para com a CPS, democraticamente eleita”.

Assinaturas MDB