Bragança

Cotrim de Figueiredo acusa o PS de ter transformado os municípios em “capatazes das decisões” tomadas em Lisboa

Publicado por Glória Lopes em Qua, 2021-12-29 09:40

João Cotrim de Figueiredo, cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL), às próximas legislativas defendeu em Bragança que Portugal deve “continuar esforço da descentralização e tornar o futuro da decisão cada vez mais perto das populações”, afirmou no final de uma visita ao concelho, ontem, que terminou com uma reunião com o presidente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB).
O presidente do IL, considera que faz sentido a delegação de competências para as autarquias, mas critica o PS, que acusa de ter transformados os municípios em “capatazes das decisões” tomadas no Terreiro do Paço. “As decisões propriamente ditas são tomadas em Lisboa, como sucede com a Educação, que passou para os municípios, mas estes não podem decidir horários de funcionamento das escolas, nem a contratação de professores e a sua remuneração ou alteração de currículos” enumerou.

Sem defender a regionalização, Cotrim de Figueiredo quer o poder mais próximo das pessoas. “As palavras para mim têm que ter um significado, Regionalização, eu não sei exatamente o que significa. Sei que discutimos isto há 15 anos, bem como a competência de transferências do Estado. Eu quero aproximar o poder das pessoas, mas garantindo que não constitua nem mais despesa pública, nem mais camadas de decisão política que possam ficar refém dos aparelhos partidários. Com estes cuidados acho muito bem que Portugal se regionalize, se municipalize, quero que as pessoas discutam o mapa e a delegação de competências, a delegação de recursos e as políticas associadas e a responsabilização perante esses poderes políticos. Depois de tudo isso, se quiserem por um nome, encantando, não vou começar a discutir um nome antes de discutir o conteúdo do nome ”, explicou.
A comitiva da Iniciativa Liberal, incluiu ainda a cabeça de lista pelo distrito de Bragança às Legislativas, Teresa Aguiar, e o número dois da lista, André Fernandes, visitou ainda a empresa Apimonte, em Vilarinho de Cova de Lua.

Assinaturas MDB