Nordeste Transmontano

Covid-19: oito casos novos nas últimas 24 horas

Publicado por AGR/FP em Ter, 2020-06-30 20:30

Foram oito os casos novos de covid-19 registados pelas autoridades de saúde nas últimas 24 horas. Ao início desta terça-feira chegaram cinco casos positivos em Miranda do Douro, relacionados com a aldeia da Póvoa, e três casos relacionados com estudantes do ensino superior, duas de Bragança (da comunidade africana) e uma de Vimioso, que também estuda no IPB.

A situação mais preocupante é a que se está a desenvolver no concelho de Miranda do Douro.
Depois de dois casos conhecidos na aldeia da Póvoa (um residente habitual em Lisboa e o proprietário de um restaurante), agora foram dois funcionários do restaurante, a filha do proprietário e o marido, que é militar da GNR e comandante do posto de Vimioso.

Também testou positivo outro militar da GNR, militar do posto de Miranda do Douro, amigo do comandante de Vimioso.

Esta situação levou já a Guarda a tomar medidas.

Também a Junta de Freguesia adquiriu 50 testes para “descansar a população”. No entanto, os testes efetuados foram serológicos, que testam apenas a presença de anticorpos (depois de a pessoa ter tido contacto com o vírus) que combatem o vírus e não a presença do vírus no corpo humano (como fazem os testes de zaragatoa.

Assim, o distrito ultrapassou a barreira dos 300 casos positivos desde o início da pandemia. O Nordeste Transmontano soma já 302 casos de covid-19 sendo que, desses, 238 já recuperaram.

São, agora 41 os casos ativos. O concelho de Bragança tem 18. Macedo de Cavaleiros continua com dois casos ativos, tantos quanto Torre de Moncorvo. Miranda do Douro tem sete. Mirandela tem um, tal como Vinhais, Alfândega da Fé, Vimioso e Vila Flor.

 

Carrazeda de Ansiães, Freixo e Mogadouro são agora os únicos concelhos livres da pandemia.

 

Importados de fora da região há agora seis casos ativos. Cinco de Lisboa e Vale do Tejo e um de Aveiro. Dois dos importados foram já dados como curados.

 

(Notícia alterada às 22h10. Não é o comandante de posto infetado em Miranda do Douro mas um militar daquele quartel)

Assinaturas MDB