EFAP e Pioneiros empatam em dérbi citadino (3-3) (com galeria)
Num duelo entre equipas da cidade de Bragança, Escola de Futebol Arnaldo Pereira (EFAP) e Pioneiros de Bragança empataram a três bolas, ditando um ponto para cada lado na partida disputada, este sábado, no Pavilhão Municipal Arnaldo Pereira, relativa à jornada 8 do Campeonato Distrital de Futsal AF Bragança.
A equipa da casa chegou primeiro à vantagem, por intermédio do veterano Luís Matos, aos 2’.
A resposta da EFAP mostrou-se pronta e eficaz, aos 5’, com a arrancada do capitão Alho a terminar no golo do empate (1-1).
Aos 11’, Ricardo Marrão marcou contra a sua antiga equipa e voltou a colocar os Pioneiros na liderança do marcador.
A impetuosidade dos homens de Manuel Nascimento valeu a acumulação das 5 faltas, um castigo que permitiu a João Pinheiro, aos 12’, na cobrança de um livre de 10 metros, voltar a empatar a partida.
Ricardo Pires protestou a decisão e recebeu ordem de expulsão do árbitro Pedro Lopes, aos 12’.
Antes do intervalo, Abel Alho bisou na partida e conseguiu o 2-3 que fechou as contas ao intervalo.
No reatar da partida, aos 24’, Edgar Moreira garante o empate que fechou as contas, num jogo onde a EFAP ainda desperdiçou dois livres diretos e esteve em vantagem numérica após a expulsão de Edgar Moreira, aos 33’.
Manuel Nascimento, técnico dos Pioneiros de Bragança, considerou que a turma violeta foi prejudicada pela arbitragem. “Sinto frustração pelo resultado, num jogo em que fomos claramente superiores ao longo de todo o encontro. Na segunda parte, dominámos o encontro por completo. Não gosto de falar da arbitragem, mas sinto que fomos limitados pelo trabalho dos árbitros que recorreu constantemente à marcação de faltas em nosso prejuízo”.
Para o técnico da EFAP, Manuel Rodrigues, o resultado acaba por refletir o equilíbrio entre os dois emblemas da cidade de Bragança. “O resultado acaba por ser justo tendo em conta o desempenho de ambas as equipas, com duas partes distintas, em que dominámos o primeiro tempo. Apenas nos podemos queixar de nós próprios, tendo em conta as ocasiões desperdiçadas e jogar em superioridade numérica. Faltou alguma capacidade mental aos meus jogadores para 'levar de vencida' este dérbi. Agora há que recuperar as energias e aproveitar a época festiva para regressarmos em janeiro com a força toda”.
Com este resultado, os Pioneiros de Bragança largam a última posição da tabela classificativa e somam 4 pontos em 8 jogos, ocupando o 9.º lugar à frente do lanterna vermelha Alfandeguense. A EFAP é sexto classificado, com 12 pontos, em igualdade pontual como Moncorvo. Na liderança segue o GD Torre Dona Chama que bateu o Vimioso, por 5-3.
Fotos: Guilherme Moutinho