FUTEBOL DISTRITAL

Carção vence primeira edição da Taça Concelhia de Vimioso

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 09/08/2025 - 13:00

O Carção conquistou este domingo, a primeira edição da Taça Concelhia de Vimioso, ao vencer o Minas de Argozelo por 1-3, troféu que pretende assumir-se como uma referência no calendário pré-época dos clubes do concelho transmontano.

A partida teve lugar no Campo da Cova, em Argozelo, e a rivalidade entre as duas equipas foi evidente desde o primeiro minuto, com o aspeto físico a dominar o encontro, marcado por numerosos duelos individuais e poucas oportunidades de golo.

A primeira ocasião de relevo surgiu somente aos 30 minutos, quando Ruizinho, em posição privilegiada, atirou por cima da barra da baliza carçonense.

Aos 41 minutos, o Argozelo adiantou-se no marcador com Chumbo a rematar rasteiro e colocado, à entrada da área, superando o guarda-redes Pompeu. O golo sofrido não desanimou os visitantes, que conseguiram empatar três minutos depois, através do central Faye, de cabeça, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Hércules.

No segundo tempo, o Carção mostrou-se mais eficaz nas transições rápidas e consumou a reviravolta. Mané marcou, aproveitando um bom cruzamento de Kischener, e Finati fechou a contagem já em período de descontos (90’+3), num lance muito semelhante ao segundo golo, com assistência de Eric.

No final da partida, Honório Martins, treinador do Carção, sublinhou a importância da conquista: “É o meu primeiro troféu como treinador principal e o sexto da carreira. Esta é uma equipa muito jovem, mas com enorme caráter, que mostrou isso mesmo num campo difícil. Os golos resultaram do trabalho nos treinos e a vitória foi justa, naquele que foi o primeiro troféu do clube.”

O técnico acrescentou que a vitória eleva as expectativas para as competições distritais: “Sou um treinador que entra em todos os jogos com vontade de vencer. Esta conquista traz mais responsabilidade à equipa técnica, mas para os jogadores, muitos a estrear-se como séniores, não há essa pressão, apenas que respondam com trabalho. A nossa estreia no campeonato será em casa e será um jogo diferente, onde queremos impor a nossa estratégia e vencer.”

Para António Forneiro, treinador do Argozelo, a derrota resultou de falhas determinantes. “O golo sofrido logo após termos marcado condicionou o resto do jogo. No segundo tempo continuámos a acumular erros e não conseguimos contrariar a maior preparação física do Carção. É preciso dar os parabéns à equipa visitante pela vitória, mas no campeonato queremos mostrar outra garra e exigimos mais atitude aos nossos jogadores,” afirmou.

A entrega dos troféus contou com a presença de António Santos, presidente do Município de Vimioso, que sublinhou a importância do evento. “Este é uma 'festa' que anima o concelho com desporto, num dérbi com rivalidade antiga e salutar. A mobilização dos adeptos foi notória e a competição terá continuidade.”

Nos prémios individuais, os jogadores do Carção arrecadaram o prémio de melhor guarda-redes, atribuído a Pompeu, e melhor marcador, com Finati.

As equipas do concelho de Vimioso vão estrear-se no campeonato distrital só na segunda jornada, marcada para 28 de setembro, num dérbi Carção-Argozelo que servirá também como estreia oficial do novo campo do Carção

Fotos: Guilherme Moutinho

.

 

.

.

.

.

Assinaturas MDB