Bragança

Festival D’Onor regressa no fim de semana com Virgem Suta

Publicado por . em Qui, 2023-07-20 10:18

Rio de Onor (Bragança – Portugal) e Riohonor de Castilla (Zamora – Espanha) preparam-se para receber a quinta edição de um evento que promete encantar os corações de todos. De 21 a 23 de julho, o Festival D’ONOR ganha vida, trazendo consigo uma celebração vibrante de música, dança e (renovadas) tradições.

Este ano, além dos habituais concertos (onde “Virgem Suta” é cabeça de cartaz), o Festival D’ONOR traz nova vida a um cancioneiro com 70 anos (“Cantigas D’ONOR”), um open call para instrumentistas e amadores de todas as origens musicais (“Baile do Gaiteiro – Jam Session”) e dá palco à solidariedade (com a atuação conjunta, result- ante de uma residência artística, entre o grupo “Gaiteiros D’ONOR” e os “Vira Bombos”, da APADI, uma IPSS local). Há, ainda, “Tasquinhas”, “Restaurante” e um “Mercado Tradicional”, para degustar a gastronomia local e conhecer o artesanato e os produtos típicos da região.

No plano cultural, o Festival prevê, também, “Música no Rio – Sons para Sentir a Aldeia” (um showcase que leva a palco diferentes projetos de música com identidade), “Ronda Cultural e das Adegas”, “Teatro ao Ar Livre”, “Jogos de Taberna” e “Danças Tradicionais”.

A entrada é grátis e o campismo gratuito.

A festa começa sexta-feira, a partir das 21h00, com o “Baile do Gaiteiro - Jam Session & Open Call”. Uma atividade que desafia instrumentistas e amadores, de todas as origens musicais, a participar numa sessão improvisada e descontraída, na qual tanto músicos profissio- nais como amadores poderão, com qualquer instrumento, juntar-se à festa e tocar de forma espontânea, descomprometida e sem ensaio prévio. A esta experiência de improvisação e a criatividade, juntam-se as Danças Tradicionais e do Mundo, com uma demonstração/work- shop. Uma iniciativa cujo nome evoca a memória dos antigos bailes que se realizavam no Largo da Portelica, em Rio de Onor, ao som da gaita-de-foles, nas quentes noites de verão de outrora. Agora, esse mesmo local passa a ser o sítio onde todos os festivaleiros (que levem o seu próprio instrumento) têm a oportunidade de participar e tocar livremente, ou, simplesmente, dar o “seu pé de dança” junto dos visitantes e da comunidade local.

O concerto dos Virgem Suta está previsto para as 23h30 de sábado, depois de um dia recheado de animação e atividades.

O último dia de Festival promete outro encanto, dedicado, também às famílias.

Desde logo com uma sessão de “Teatro ao Ar Livre” (15h00) para toda a família. A Associação de Rio de Onor tornar-se-á, assim, o cenário perfeito para assistir a narrativas repletas de tradição e magia, dinamizadas e protagonizadas pelos membros da FISGA.

Assinaturas MDB