Miranda do Douro

Festival Intercéltico de Sendim tem entradas grátis este ano

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2022-08-04 10:08

O Festival Intercéltico de Sendim, em Miranda do Douro está de regresso de este fim de semana após dois anos de interregno devido às restrições da pandemia covid-19, com entrada grátis e cartaz recheado.

“Regressamos sem bilheteira e todos os concertos e as habituais atividades paralelas e eventos serão gratuitos, de portas abertas para todos quantos queiram usufruir das músicas com as quais costumamos fazer a festa intercéltica”, disse à Lusa o diretor do Festival, Mário Correia.

De acordo com o mentor do Festival Intercéltico de Sendim (FIS), “há um tempo ainda e sempre nada fácil para a cultura, o Intercéltico permanece igual a si próprio, fiel a uma linha de programação que não vai em modas e quejandos, mas antes (re)afirma a identidade programática definida no já longínquo ano de 2000, quando em terras de Sendim, em Miranda do Douro se começou esta aventura musical e cultural.

“Teve, no entanto, de ser uma programação economicamente mais contida porque volatilidade da situação sanitária obriga-nos a ser prudentes, o que de modo algum poderia significar uma redução (por mínima que fosse) da elevada qualidade dos artistas apresentados. Como sempre, partimos das raízes e avançamos até à modernidade, fazemos dos valores da tradição alicerces de futuro”, explicou Mário Correia.

Quanto à programação do FIS, que vai já na sua 21ª edição, começa na noite do dia 05 de agosto, no palco Inatel ao som das arruadas de gaiteiros mirandeses, abrindo o festival em tons maiores de excelência.

“Da Galiza chegam os Parbo, com uma proposta musical que vai constituir, uma das grandes surpresas do festival, com abordagens ousadas e inovadoras, num concerto que irá diretamente para as melhores e mais duradouras memórias do Intercéltico de Sendim”, refere a organização.

Os promotores dos FIS garantem também que o mesmo vai suceder com o espetáculo 3x4, da responsabilidade de dois portentos da folK oriunda de terras de Castela e Leão: La Musgaña e Vanessa Muela, tidos como um verdadeiro festim musical, servido por inúmeros instrumentos musicais tocados por um trio seminal, com longa e aclamada carreira, e também com a voz de uma grande senhora do canto nas vizinhas terras espanholas.

A noite do dia 05 de agosto terminará com um grupo mirandês, Trasga, “numa afirmação festiva das raízes sobretudo recriadas em composições próprias que nos devolvem, em cada nota, o sortilégio da Terra de Miranda”.

No dia 6 de agosto, a primeira ousadia musical, plena de criatividade e transbordante virtuosismo, acontecerá à tarde na Casa da Cultura, com Manuel Guimarães e Carlos Zíngaro a regressarem a Sendim para apresentarem um disco com belíssimas e inovadoras improvisações sobre modas transmontanas.

À noite, de novo no Palco Inatel, as “hostilidades” com o grupo Cataventos, que nos vai propor uma viagem musical pelas raízes musicais portuguesas, durante a qual a participação do público “será uma realidade”.

Assinaturas MDB