Freixo de Espada à Cinta

Grifo e milhafre-real devolvidos à natureza no miradouro do Carrascalinho no Douro Internacional

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2022-08-25 09:45

A Associação Palombar escolheu o miradouro do Carrascalinho, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, onde ontem, devolveu à natureza um grifo e um milhafre-real, após terem sido recuperados Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
“Através de uma colaboração realizada entre o HVUTAD e a Organização não Governamental de ambiente (ONG) Palombar - Conservação da Natureza e do Património Rural, o milhafre-real e o grifo a serem devolvidos à natureza irão integrar o projeto ‘Sentinelas’ - Rede de Monitorização de Ameaças para a Fauna Silvestre”, explicou aquela associação ambiental.
A ação de devolução à natureza de um milhafre-real (‘Milvus milvus’) e de um grifo (‘Gyps fulvus’), que foram resgatados e estiveram em recuperação física no Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, teve lugar no Miradouro do Carrascalinho, localizado em Fornos, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, em pleno Parque Natural do Douro Internacional (PNDI).
“As aves foram equipadas com emissor GPS e receberão anilhas de PVC e metálicas, de forma a permitir a sua monitorização futura. Neste evento, estarão presentes representantes das entidades envolvidas, bem como agentes de conservação da natureza”, indicou a Palombar.

Assinaturas MDB