Saúde

INEM recomenda cautela com o frio

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2017-01-05 15:48

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) lançou um alerta para os principais problemas de saúde relacionados com o frio, recomendando maior cautela aos idosos e às crianças.  
O INEM explica que as situações de hipotermia acontecem quando o corpo está exposto a baixas temperaturas, pois perde calor mais depressa do que o que consegue produzir. O resultado é a hipotermia, ou seja, temperatura corporal excessivamente baixa, situação perigosa pois a pessoa poderá não se aperceber da gravidade da sua situação e assim não fazer nada para a corrigir.
 São geralmente vítimas de hipotermia os idosos com fraca alimentação, roupa ou aquecimento; bebés que dormem em quartos frios; pessoas que permanecem por períodos prolongados no exterior; consumidores de álcool ou drogas.
Há sinais que avisão para esta situação, que no caso dos adultos  são os tremores, exaustão; confusão, mãos inquietas; sonolência, perda de memória, fala “lenta”/baralhada/ confusa. Já as crianças apresentam pele muito vermelha e fria e apatia.
 O INEM recomenda que se procure ajuda médica e se acione o 112. Até a ajuda chegar deve colocar-se  a vítima num quarto quente ou num abrigo; se a vítima estiver com a roupa molhada retire-a, mantendo a pessoa seca e quente enrolada num cobertor incluindo cabeça e pescoço; aqueça a parte central do corpo utilizando; bebidas quentes podem ajudar no aumento da temperatura corporal mas não ofereça bebidas alcoólicas nem tente dar de beber a uma pessoa inconsciente; mantenha a temperatura.
O INEM recomenda ainda prudência na utilização de lareiras, salamdras e aquecedores dada a possibilidade de inalação de monóxido de carbono. 

Assinaturas MDB