Vimioso

Lobos voltam a atacar no Planalto Mirandês e matam três ovelha e deixam feridas sete em Vilar Seco

Publicado por Francisco Pinto em Qua, 10/22/2025 - 13:15

Um novo ataque de lobos no Planalto Mirandês que aconteceu em Vilar Seco, em Vimioso, causou na terça-feira a morte a três ovelhas, um animal desaparecido e ferimentos graves noutros sete, contou o pastor.

Isidro Fernandes disse que verificou que se deparou com três ovelhas mortas, uma desaparecida e sete com ferimentos “muito graves em várias partes do corpo”.

“Eu verifiquei que no meu terreno lavrado, que havia pegadas de pelo menos de quatro lobos, que fizeram uma caminha em sentido ascendente para atacar as ovelhas. Saltaram a vedação e entraram no local onde estavam as ovelhas que estavam prenhas”, contou.

Isidro Fernandes acrescentou ainda que não tem dúvidas que “os lobos atacaram durante o dia e muito próximo da aldeia a cerca de cem metros da sua casa”.

“Os ataques têm acontecido com muita frequência no concelho de Vimioso e Miranda do Douro. Há que fazer alguma coisa porque andamos a trabalho e não sabemos para quem”, relatou.

Segundo o pastor, o ataque aconteceu entre as seis da manhã e as seis da tarde de terça-feira.

“Os lobos voltaram na madrugada de hoje mas não atacaram, porque deveriam ter sentido alguma coisa e fugiram”, vincou.

O último ataque de lobos registado no Planalto Mirandês aconteceu em 05 de outubro, em Águas Vivas, no concelho de Miranda do Douro.

Segundo Isidro Fernandes, o ataque foi comunicado à GNR e ao Instituto da Conservação da Natureza e Floresta (ICNF).

Assinaturas MDB