Alfândega da Fé

Milhares de botões fazem um “Território Encantado

Publicado por . em Qui, 2023-08-17 09:49

Daniel Lamas Oliveira juntou milhares de botões para produzir a exposição “Território Encantado”, patente no CIT- Centro de Interpretação do Território de Sambade, em Alfândega da Fé.
A exposição abre ao público no próximo sábado revelando um conjunto de peças nas quais Daniel Lamas Oliveira, com raízes familiares em Sambade, usa botões como “tinta”, tirando partido das suas formas, cores e texturas. “Estes objetos com aparente propósito funcional único, captaram a sua atenção, para que, descontextualizados e combinados entre si se possam agigantar, subvertendo a sua função inicial, passando ao objetivo de confundir os sentidos e obrigando a criar mais mecanismos de perceção visual”, explica o município numa nota de imprensa.
A exposição vai estar no CIT até 9 de setembro. A inauguração terá lugar no dia 19 de agosto, Daniel lamas Oliveira tem raízes transmontanas em Sambade, concelho de Alfândega da Fé. É um autodidata, fascinado por artes plásticas. Já foi premiado como Short-Listed Artist, no Visual Artists Open 22 UK, com várias exposições individuais e
coletivas, tem já presença em várias coleções particulares, empresariais e instituições como Museu Municipal Marítimo, Ílhavo; Museu Municipal Amadeo-Souza Cardoso, em Amarante; Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, em Mirandela.

Assinaturas MDB