Mogadouro

Município disponibiliza de imediato 15 mil euros para produtores pecuários afetados por incêndio

Publicado por Francisco Pinto em Qua, 2016-09-14 18:37

O município de Mogadouro disponibilizou ajuda monetária no valor de mais de 15 mil euros, aos produtores pecuários da aldeia de Bruçó, atingidos pelo incêndio que deflagrou nas imediações da localidade, no passado dia 07 de setembro.
Segundo o presidente da câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães, a freguesia de Bruçó foi muito fustigada pelo fogo e a  ajuda tem de chegar  de imediato aos produtores pecuários, através de um  proposta que foi aprovada por unanimidade pelo executivo municipal.
Segundo dados fornecidos ao Mensageiro de Bragança, pelos serviços municipais, e após um primeiro levantamento dos prejuízos, esta freguesia do concelho de Mogadouro, apresenta uma área de 87 % de área ardida estimada em de 2800 hectares.
“O território ficou sem pastagem para o gado bovino e pequenos ruminantes, por esse motivo vamos ajudar os produtores, já no imediato e vai abranger cerca de 1900 cabeças de gado”, indicou o autarca.
Os apoios aos produtores da aldeia de Bruçó terão uma duração de dois meses “ na esmagadora maioria dos casos identificados”.
“Haverá umas explorações agrícola que foi consumida pelas chamas e nesta caso vamos prolongar o apoio até ao final do ano”, explicou.
O autarca de Mogadouro avançou que foi solicitado, em conjunto com o concelho vizinho de Freixo de Espada à Cinta, apoios ao Governo para os agricultores afetados pelo incêndio que teve início junto à antiga estação de caminho-de-ferro de Freixo de Espada à Cinta e que se alastrou aos concelho de Mogadouro e Torre de Moncorvo.

Assinaturas MDB