Museu do Abade de Baçal reabre amanhã com exposições reforçadas e acessível a todos
Reabre amanhã ao público o Museu do Abade de Baçal (MAB), em Bragança, completamente renovado, mais acessível a todos e com mais peças expostas. O secretário de Estado da Cultura, Alberrto Santos, estará presente na cerimónia de reabertura, indicou ao Mensageiro o diretor do MAB, Jorge da Costa.
O icónico espaço, fundado e 1915, que completa 110 anos hoje, sofreu obras profundas, que lhe conferem um ar de contemporaneidade, mais voltado para o futuro e a tecnologia. “Aproveitou-se, efetivamente, para uma reformulação e uma reorganização da exposição de longa duração, com a integração de novas peças retiradas das reservas de colecionadores de instituições que cederam obras a título temporário”, explicou o diretor, Jorge da Costa sublinhando que o museu reabre “muito mais atual, e muito mais acessível a todos”, bem como mais virado para o futuro.
As obras, orçamentadas em meio milhão de euros, permitiram a requalificação de três salas do museu, nomeadamente a sala dedicada ao Abade de Baçal [Francisco Manuel Alves]. “Onde apresentaremos muitos objetos, fotografias, documentos, inclusivamente, o único filme, um documentário, que existe sobre o abade”, acrescentou Jorge da Costa.
