Alfândega da Fé

Pintura a Spray da autoria de Ricardo Dobrões cria mural em honra do Mártir São Sebastião

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2023-08-17 09:51

A capela de São Sebastião, em Alfândega da Fé, ostenta desde domingo, um mural pintado a ‘spray’ que cria um forte impacto visual para quem entra nesta vila transmontana, vindo do IC5 e que representa o Mártir.
O mural que retrata a capela e o mártir São Sebastião é da autoria do artista Ricardo Dobrões, natural de Vila Flor.
A ideia surgiu após o repto lançado pelo pároco local à Comissão de Festas de São Sebastião, que foi imediatamente aceite pelos mordomos.
“O mural nasce de um desafio do pároco da Alfândega da Fé, Pe. Manuel Ribeiro, que prontamente aceitamos”, explicou Helena Lisboa, em representação da Comissão de festas em Honra do Mártir São Sebastião de Alfândega da Fé
De acordo com a mordoma, foram várias as ideias que foram sendo discutidas até que houve uma decisão, sempre em concordância com o padre Ribeiro para pintar com recurso a latas de ‘spray’ de várias cores, o mural que recria a capela e o mártir São Sebastião e que criasse algum impacto e visibilidade junto dos devotos.
“Pessoalmente, acho que conseguimos atrair a atenção das pessoas e obter comentários bastante positivos e que foram deixados ao longo do decurso das obras”, vincou Helena Lisboa.
De acordo com o autor da pintura, o trabalho levou uma semana para ser elaborado e foi a primeira vez que Ricardo Dobrões reproduziu uma figura religiosa.
Já o Pe. Manuel Ribeiro explicou que há já algum tempo que a paróquia vinha a pensar nesta ideia de fazer algo diferente na capela dedicada ao mártir São Sebastião.
“A ideia foi ganhando asas e, todos e juntos, fomos sonhando até a concretização deste magnífico painel. Quando sonhamos juntos podemos concretizar os mais belos projetos de Deus”, vincou o clérigo.
De acordo com o pároco de Alfândega da Fé, com este mural, é manifestada a profunda, a intensa e a contagiante devoção deste povo e desta Vila ao mártir São Sebastião.
“E, por isso, felicitamos e congratulámo-nos com a comissão de festas e com o artista Ricardo Dobrões por tão belo trabalho em prol do bem-comum, da cultura e do culto”, concluiu.

Assinaturas MDB