Presidente do SC Mirandela lamenta sorteio do campeonato “desfavorável” em termos financeiros

O Sport Clube Mirandela (SCM) está de regresso ao Campeonato de Portugal e a estreia do plantel agora às ordens de Rafael Pinheiro é dia 10 de agosto, na Madeira, frente ao Machico.
Este ano, a série A tem três equipas da Madeira e ditou o sorteio que no espaço de mês e meio os alvinegros tenham de fazer duas deslocações àquele arquipélago e a terceira será em janeiro do próximo ano.
Mesmo tendo em conta que existe um apoio financeiro da Federação Portuguesa de Futebol para as viagens aéreas, o presidente da direção do SC Mirandela diz que os gastos são muito superiores. “Menos de 7 mil euros não fica”, garante Carlos Correia.
“O avião, à volta de 5 mil euros, e vamos ver como é agora a cotação do avião, ainda não temos esses dados neste momento, mas apanha numa época de agosto, em que é tudo mais caro. Os preços nos hotéis disparou e vamos tentar arranjar o mais barato possível, com condições para os- atletas”, refere.
Por isso, Carlos Correia diz que o sorteio não foi nada favorável. “O ano passado não havia Madeira, na Série A, este ano torna a calhar as equipas da Madeira. É muito complicado para nós e para os outros clubes, mas o problema é que são já duas consecutivas no espaço de mês e meio e isso dá cabo do orçamento, porque há agora as inscrições e os vencimentos dos atletas, e calha logo tudo no mesmo mês”, lamenta.
Em termos desportivos, no regresso ao Campeonato de Portugal, o plantel foi praticamente todo reformulado, mas ainda está curto com apenas 19 jogadores, a maioria jovens, mas Carlos Correia revela que, esta quinta-feira, pode haver novidades. “Ainda faltam aqui 5, 6 jogadores experientes, temos a noção disso, mas vamos ter uma reunião com o Aves e poderá haver aqui um protocolo para a cedência por empréstimos de 4 ou 5 jogadores. Vamos ver”, diz.
O Campeonato vai terminar em abril de 2026, ano em que o clube alvinegro comemora 100 anos de vida. Quando desceu para o distrital, em 2024, Carlos Correia revelou ter a ambição de colocar o clube na Liga 3 no seu centenário. O presidente da direção do SC Mirandela confessa agora que será um objetivo “muito difícil de concretizar”, mas se tal não acontecer, o mal menor será, “pelo menos, manter o clube no Campeonato de Portugal”, adianta.
A jornada inaugural está agendada para 10 de agosto. Ainda antes, a 3 de agosto, a primeira competição oficial com a final da Taça Transmontana marcada para Macedo de Cavaleiros. Frente a frente os dois vencedores dos campeonatos distritais de Bragança e Vila Real: Mirandela e Chaves B.
Entretanto, no próximo sábado, 26 de julho, às cinco da tarde, acontece o jogo de apresentação aos adeptos. O SC Mirandela defronta a equipa de sub/23 do Académico de Viseu.
Foto: Guilherme Moutinho