Nordeste Transmontano

PSD já tem candidatos às 12 câmaras do distrito, PS ainda não definiu todos

Publicado por AGR/FP/FP em Qui, 2021-03-11 12:12

O Partido Social Democrata já definiu todos os candidatos às 12 Câmaras do distrito de Bragança, faltando apenas a Comissão Política Nacional ratificar as decisões das estruturas locais. Apenas em Mirandela o processo está um pouco mais atrasado mas já se sabe que o candidato será Duarte Travanca.

Sem surpresa, na semana passada foram dados como certos os nomes dos cinco atuais presidentes de câmaras do distrito eleitos pelo PSD, nomeadamente Hernâni Dias (Bragança), Jorge Fidalgo (Vimioso), João Gonçalves (Carrazeda de Ansiães), Maria do Céu Quintas (Freixo de Espada à Cinta) e Nuno Gonçalves (Torre de Moncorvo).

No entanto, o autarca moncorvense apressou-se a garantir que ainda não tinha decidido se avança para um terceiro mandato ou não, um tabu que vem alimentando nos últimos meses.

"Embora o meu nome conste desta lista agora apresentada, apenas se pode concluir que os atuais presidentes da Câmara do PSD, querendo, podem ou estão em condições recandidatar, porque os seus nomes podem ser homologados de imediato pela direção nacional do PSD", indicou o autarca social-democrata.

Já Jorge Fidalgo, que também é o presidente da Comissão Política Distrital do PSD, explicou que "o que disse o secretário-geral do partido [Jorge Silvano] corresponde às orientações dadas desde o início do processo eleitoral às estruturas distritais e concelhias do PSD. Cabe agora a cada presidente de Câmara, em exercício, decidir da recandidatura, o modo e o tempo em que o faz", vincou o autarca do PSD.

Miranda surpreende com uma mulher

Para além destes cinco nomes, a concelhia de Miranda do Douro escolheu Helena Barril, filha do atual presidente de junta da cidade fronteiriça.
O nome foi aprovado "por unanimidade" na concelhia local. “É uma mulher independente e determinada, não possui qualquer filiação partidária, rege-se por valores de liberdade, respeito, honestidade”, afirma Nuno Rodrigues, presidente da Comissão Política do PSD de Miranda do Douro.

Segundo o PSD de Miranda do Douro, ao responder positivamente ao desafio, Helena Barril, torna-se na primeira mulher, da história deste concelho, a assumir uma candidatura à presidência da Câmara Municipal.

Candidatos do PSD:

Miranda – Helena Barril
Vinhais – Carlos Almendra
Vila Flor – Pedro Lima
Alfândega – Vítor Bebiano
Macedo – Nuno Morais
Mirandela – Duarte Travanca
Vimioso – Jorge Fidalgo
Mogadouro – António Pimentel
Moncorvo – Nuno Gonçalves
Bragança – Hernâni Dias
Freixo – Maria do Céu Quintas
Carrazeda  – João Gonçalves

Já o PS deve ter o processo concluído até final de março. Em Bragança, contudo, parece ser o bico de obra. Sobrinho Teixeira era o nome desejado mas o Secretário de Estado do Ensino Superior não mostrou disponibilidade para avançar, ao contrário de Américo Pereira, antigo presidente de Vinhais. Contudo, o presidente da Federação Distrital, Jorge Gomes, deverá optar por outro nome.

Assinaturas MDB