Rabal celebrou Dia da Freguesia com inauguração das obras de requalificação dos lavadouros públicos
A Junta de Rabal, no concelho de Bragança, assinalou o dia da freguesia, na passada quinta-feira, com a inauguração das obras nos lavadouros públicos, um equipamento que foi requalificado e adaptado para funções mais atuais, nomeadamente local de encontro e de convívio.
“Nesta data inauguramos sempre alguma coisa. Seja uma obra pequena ou grande inauguramos, porque é o dia da freguesia. Requalificamos os lavadouros que eram seis e passaram para dois, instalou-se uma mesa em granito com dois bancos, que pode ser o cantinho dos amigos. É um espaço agradável e para convívio”, referiu o presidente da junta, Jaime Loureiro, salientando que atualmente os lavadouros são menos utilizados pela população, visto que a maioria das pessoas tem máquina de lavar, e daí terem decidido dar-lhe uma função de lazer.
Tratou-se de um investimento de 15 mil euros que permitiu recuperar os lavadouros “que estavam um pouco destruídos e vandalizados”, vincou Jaime Loureiro salientando a importância de “manter a memória”, acrescentou o autarca.
O presidente da Câmara de Bragança, Paulo Xavier, destacou a importância de preservar a cultura e tradições da aldeia. “É uma forma de preservar o património, as memórias, a vida e a cultura de uma comunidade. É uma boa visão. Uma obra pensada com o coração e com as memórias, mas a olhar para o futuro pois aquela obra tem história, tem cultura e vida de uma comunidade. Antigamente os lavadouros representavam trabalho árduo, mas também tinha a vantagem do convívio, amizade e bom jornal”, referiu.
No mesmo dia realizou-se a XX edição da Feira de Artesanato e Produtos da Região com a presença de 25 expositores do concelho.