Mirandela

Requalificação da antiga estação já foi adjudicada pela autarquia

Publicado por Fernando Pires em Qui, 2021-02-18 11:57

Já há luz verde para se avançar com as obras de requalificação da antiga estação da CP de Mirandela, um imóvel emblemático que tem vindo a degradar-se, desde a desativação da linha do Tua, na década de 90.

Depois de o primeiro concurso ter ficado sem propostas de concorrentes, agora, no segundo procedimento concursal, o Município já adjudicou a obra de requalificação no valor de 2,2 milhões de euros, inserida no PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano - financiado em 85 por cento por fundos comunitários.

“Temos já feito o contrato com a empresa que ganhou o concurso. Depois da instalação dos estaleiros, as obras vão arrancar de forma urgente para esta requalificação que consideramos muito importante para o concelho de Mirandela”, refere a Presidente do Município, Júlia Rodrigues.

O projeto é da prata da casa. “Foi da autoria do arquiteto Nuno Sousa que esteve acompanhado por uma equipa de engenharia com o apoio de todos os serviços municipais e o resultado foi muito bom”, diz a autarca.

A ideia é reabilitar o edifício “e transformá-lo numa casa de artes e cultura, no piso superior. Porque queremos ter uma memória sobre a ferrovia, que foi tão importante para o concelho”, adianta.

Já o piso inferior, “servirá de apoio à mobilidade da linha ferroviária do Tua que deve avançar em breve”, acredita Júlia Rodrigues.

A emblemática estação construída em 1887 foi uma referência regional no transporte de mercadorias e passageiros, mas, em 1991, a CP encerrou o troço ferroviário entre Mirandela e Bragança, e desde então, o edifício, em pleno centro da cidade, ficou votado ao abandono sem qualquer tipo de requalificação.

Em setembro de 2019, foi estabelecido o acordo que permite a reabilitação do edifício. A câmara e a Infraestruturas de Portugal “celebraram um contrato de comodato que garante o usufruto de edifícios e terrenos ao município por um período de 50 anos com o compromisso de realizar obras”, lembra a autarca socialista.

As obras devem avançar nos próximos dias e têm um prazo de execução de 18 meses.

Entretanto, também já está concluída a recuperação do antigo depósito de água da estação, inserida no (PARU) Plano de Ação para a Reabilitação Urbana, no valor de cerca de 43 mil euros, obra financiada a 85% por fundos comunitários.

Assinaturas MDB