RN-Empresa Intermunicipal lançou Guia para uma Gestão Circular de Resíduos
O Guia para uma Economia Circular de Resíduos, elaborado por Bárbara Rodrigues e Paulo Rodrigues, lançado pela Resíduos Nordeste- Empresa Intermunicipal, foi apresentado publicamente no passado dia 29 de outubro, em Carrazeda de Ansiães.
O Guia é uma edição da Resíduos Nordeste- Empresa Intermunicipal e pretende ser um instrumento para educar para uma economia circular e uma gestão consciente dos resíduos urbanos.
O documento, composto por seis capítulos, pretende guiar os leitores para um caminho mais sustentável, “criando cenários resilientes para Portugal em 2030, no contexto de uma quarta revolução industrial tendo em conta os compromissos nacional, europeu e global para alcançar a neutralidade carbónica, os desafios dos vários sectores económicos e investigação necessária”.
A Secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa, o presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, o presidente do Conselho de Administração da Resíduos do Nordeste e presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias, bem como os autores do Guia Bárbara Rodrigues e Paulo Rodrigues, e ainda os autarcas de Vila Flor e Mogadouro , Fernando Barros e Francisco Guimarães, ambos vogais do Conselho de Administração da Resíduos do Nordeste, também estiveram presentes.
Numa palestra informal, para uma plateia física reduzida e transmitido por meios digitais, com todas as medidas de higiene e segurança devido à covid-19, falou-se de ambiente, gestão de resíduos a nível local e nacional que sirva os vários sectores de produção.
Sobre a mesa estiveram ainda outros temas de interesse, como os recursos hídricos, a electrificação da Linha do Douro, reciclagem e sustentabilidade.