Rural Castanea regressa com mais expositores para promover a castanha
Nos dias 25 e 27 de outubro Vinhais volta a disponibilizar a maior montra de produtos da terra do país com a realização da Rural Catanea-XIX Festa da Castanha. A Câmara Municipal investe 200 mil euros. “É o investimento justo e que se justifica tendo em conta a importância desta feira para todos os produtos do concelho e a área que ele abrange, desde a gastronomia à cultura”, explicou o autarca de Vinhais, Luís Fernandes, durante a apresentação da iniciativa na passada segunda-feira.
A castanha é considerada o motor da economia do concelho que, segundo Abel Pereira, responsável pela Associação ARBOREA- Associação Agro-Florestal da Terra Fria “por ano vende cerca de 10 mil toneladas [em média], num ano bom, o que equivale um movimento financeiro superior a 12 milhões de euros”.
Este ano os agricultores dizem que há menos castanha do que no ano passado, porém o presidente da Câmara não quis antecipar previsões sobre a produção. “Porque é um risco face às alterações climáticas, que podem provocar mais ou menos produção e mais ou menos qualidade. Pode sofrer alterações positivas ou negativas num curto espaço de tempo”, justificou o autarca, realçando que todos anseiam por um bom ano. “Não faço previsões porque as coisas mudam rapidamente por causa das alterações climáticas”, afirmou Luís Fernandes.