Nordeste Transmontano

Seis escolas do distrito na lista para remoção do amianto

Publicado por Glória Lopes em Qua, 2020-06-24 15:05

Seis escolas dos distrito de Bragança estão na lista das 578 a nível nacional que vão beneficiar de obras para a retirada de amianto divulgada esta quarta-feira pelo Ministério da Educação.
Segundo o despacho estão incluídas a Escola Básica Paulo Quintela, que já não tem amianto para retirar, e o Jardim de Infância de Santiago, ambas na cidade de Bragança, a Escola Básica Guerra Junqueiro em Freixo de Espada à Cinta a, Escola Básica de Miranda do Douro, o Jardim de Infância de Cabanas de Baixo no concelho de Torre de Moncorvo, o Jardim de Infância de Freixiel em Vila Flor e a Escola Básica de Vinhais. Neste caso o amianto que estava em contacto com o ar e era nocivo para a saúde pública já tinha sido retirado no ginásio e nos passadiços há alguns anos. A escola está a sofrer uma intervenção profunda e a ser completamente remodelada.
"No ciclo de investimentos 2014-2020 foi dada prioridade à remoção de materiais com amianto na sua composição presentes em escolas, o que permitiu, através da mobilização de diferentes fontes de financiamento disponíveis e no âmbito de operações de requalificação de edifícios escolares, proceder à substituição de mais de 440 000 m2 de coberturas constituídas por placas de fibrocimento em mais de 200 escolas públicas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário", refere o despacho.

Assinaturas MDB