Mogadouro

Subiu para 20 o número de casos positivos no Lar de Vilarinho dos Galegos

Publicado por Francisco Pinto em Qui, 2020-10-22 15:55

O Lar Avó Guilhermina, em Vilarinho dos Galegos, no concelho de Mogadouro, no distrito de Bragança, tem 14 utente e seis funcionários que testaram positivo para a covid-19, estando assintomáticos, disse esta quinta-feira o presidente da câmara.

Francisco Guimarães indicou que já foi contactada a Segurança Social e a Cruz Vermelha para disponibilizarem equipas de apoio de emergência para este lar particular.

“Já foram acionadas equipas de emergência para ajudar a cuidar dos idosos, que se encontram no Lar Avó Guilhermina. A Segurança Social vai disponibilizar equipamentos de proteção individual. Para já estão a ser ultimadas equipas de ação rápida, para prestar apoio neste lar”, vincou o autarca que é também o responsável pela Comissão de Proteção Civil Distrital de Bragança.

Na quarta-feira foram detados os primeiros dois casos positivos para o novo coronavírus no Lar Avó Guilhermina.

O autarca adiantou, que o lar terá, igualmente, apoio de médico para “vigiar” as pessoas infetadas por este surto provocado pelo novo coronavírus.

Este lar particular tem a seu cargo 18 utentes e 10 funcionários.

“O Lar Avó Guilhermina em Vilarinho dos Galegos já foi desinfetado por uma empresa especializada neste tipo de serviço por indicação da Proteção Civil Municipal ”, indicou o autarca.

Os utentes positivos e negativos estão separados em duas alas distintas, não havendo o cruzamento de pessoas.

“O lar tinha uma Plano de Contingência aprovada pelas autoridades sanitárias” frisou.

As autoridades de saúde e a Proteção Civil Municipal de Mogadouro deslocaram na quarta-feira ao Lar Avó Guilhermina, para fazer uma primeira avaliação da situação epidemiológica naquela unidade.

Segundo o responsável pela Proteção Civil Municipal de Mogadouro, neste concelho transmontano há 61 casos de doença ativa.

Assinaturas MDB