Nordeste Transmontano

ULS garante já ter feito dois mil testes à covid-19 em lares da região

Publicado por AGR em Seg, 2020-04-20 13:56

A Unidade Local de Saúde do Nordeste garantiu hoje já ter feito mais de dois mil testes em lares do distrito de Bragança, com recolhas a serem efetuadas por 12 equipas de profissionais.

Uma garantia que foi dada em comunicado, em jeito de resposta às críticas levantadas pelo presidente da Câmara de Bragança, Hernâni Dias.

"O rastreio à infeção por Covid-19 em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI´s) e nos Serviços de Apoio Domiciliários (SAD´s) do distrito de Bragança é uma prioridade para a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, que, em parceria com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social e a Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes têm em curso um programa conjunto de deteção nesse âmbito", garante a ULS.

"Este programa específico de rastreios, envolvendo utentes e colaboradores de todas as ERPI´s e SAD´s dos 12 concelhos do distrito de Bragança, num total de 6.030 pessoas, é levado a cabo por, respetivamente, 12 equipas de colheita de amostras da ULS Nordeste

Até à data, foram já realizados em lares, a profissionais e utentes, mais de 2 mil testes à Covid-19, por parte da ULS Nordeste", lê-se no comunicado da ULS.

"Os resultados são comunicados à Direção Técnica de cada ERPI ou SAD, assim como aos(às) Presidentes das Câmaras Municipais e ao Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social, de modo a que eventuais medidas a serem tomadas sejam ajustadas a cada situação e às necessidades de cada instituição", diz ainda o mesmo documento.

Assinaturas MDB