Freixo de Espada à Cinta

Uma explosão seguida de incêndio faz um ferido grave na Adega Cooperativa (em atualização)

Publicado por Francisco Pinto em Qua, 2020-06-24 16:03

Uma explosão seguida de incêndio numa cuba que armazenava aguardente instalada na Adega Cooperativa de Freixo de Espada à Cinta (ACFEC) provocou esta quarta-feira ferimentos graves a um homem de 27 anos.

Segundo o Comandante Distrital de Operações de Socorro, João Noel Afonso, a situação foi controlada pelos bombeiros não se tendo verificado a propagação da explosão ou das chamas a outras cubas que estão nas imediações e que contêm vinho.

De acordo com o presidente, da ACFEC, José Santos, “na cuba onde ocorreu a explosão e seguida de incêndio estavam armazenados cerca de 70 mil litros de aguardente”.

Já alguns populares revelaram que “o estrondo foi forte “e ouviu-se um pouco por toda a vila e em alguns locais. “Parecia um terramoto”, garantiram ao Mensageiro.

A ACFEC está localizada no centro urbano da Vila de Freixo de Espada à Cinta, nas proximidades do quartel dos bombeiros e do edifício da Câmara Municipal.

O ferido grave foi helitransportado para uma unidade hospitalar do Porto. Um outro homem foi transportado por precaução para o Serviço de Urgência Básica de Mogadouro “em estado de choque”.

O alerta foi dado as 14:35, de quarta-feira.

Para o local foram mobilizados 25 bombeiros apoiados por oito viaturas e pela equipa médica do helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), estacionado em Macedo de Cavaleiros.

A GNR tomou conta da ocorrência.

Assinaturas MDB