Volta ao Nordeste arranca a 23 de maio e promete edição mais concorrida de sempre

A VI edição da Volta ao Nordeste em Bicicleta DAITSU vai realizar-se entre os dias 23 e 25 de maio, numa organização da Associação de Ciclismo de Bragança (ACB), em parceria com os municípios de Mirandela, Vimioso, Vila Flor, Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé.
A prova, destinada a ciclistas amadores, arranca no dia 23 com um contrarrelógio noturno de 4,5 quilómetros no centro de Mirandela. No dia seguinte, sábado, disputa-se a primeira etapa em linha, com partida marcada para o Santuário de São Bartolomeu, em Argozelo (Vimioso), e chegada a Vila Flor, num percurso de 135,4 quilómetros. A segunda e última etapa realiza-se a 25 de maio, entre Macedo de Cavaleiros e Alfândega da Fé, num trajeto de 62,2 quilómetros.
À semelhança da edição anterior, a organização volta a destacar a “camisola do Nordeste”, uma peça simbólica que homenageia os municípios parceiros, através da impressão dos seus símbolos e monumentos mais emblemáticos.
“O nosso objetivo é reforçar a promoção do ciclismo regional e valorizar o território transmontano”, sublinha Miguel Monteiro, presidente da ACB. O dirigente mostra-se otimista quanto à adesão de atletas, referindo que “este ano, as expectativas são bastante positivas, dada a elevada procura de inscrições por parte de equipas nacionais. Acreditamos também que esta será a edição com maior participação de atletas dos clubes da nossa associação. Vamos bater recordes de participação!”
Além da vertente desportiva, a iniciativa é vista como um motor de dinamização do território. “É uma oportunidade para divulgar a região a nível gastronómico, cultural e turístico, com claros benefícios para os municípios envolvidos, incluindo o desenvolvimento económico através da promoção do turismo e do comércio local”, acrescenta Miguel Monteiro.
A apresentação oficial da prova está agendada para 14 de maio, às 18h00, na Estação de Caminhos de Ferro – Estação das Artes, em Mirandela. A cerimónia contará com a presença dos presidentes dos municípios envolvidos – Vítor Correia (Vimioso), António Vaz (Vila Flor), Pedro Melo (Alfândega da Fé), Benjamim Rodrigues (Macedo de Cavaleiros) e Eduardo Tavares (Mirandela) –, além das forças de segurança, patrocinadores e diversas entidades regionais.