A opinião de ...

CIMS - A novidade está para breve

A Cimeira Internacional de Música Sacra (CIMS) irá realizar-se em Miranda do Douro entre 11 e 13 de Novembro de 2022 e pretende ser um amplo espaço de reflexão do qual resultem propostas concretas para o futuro da Música Sacra, que sejam levadas às dioceses portuguesas e, ao mesmo tempo, aos principais centros de produção de Música Sacra na Europa e no mundo através dos diversos conferencistas.
A Música Sacra ocupa um papel de grande importância na História Universal. A sua relevância é hoje um tema de interesse global, que tem despoletado investigação quer do ponto de vista cultural e artístico, quer do ritual e cultual.
O facto de este ser um tema tão lato em termos cronológicos e históricos, de proporcionar uma diversidade de análises e de abordagens tão multidisciplinares, pode ter levado a alguma falta de correspondência entre todas essas perspectivas. Isto pode ter relegado a Música Sacra para um lugar redutor no âmbito social. Os benefícios que se podem extrair deste património merecem uma análise transversal, que permita o resgate desse património de um lugar de algum esquecimento ou secundarismo, para o centro do debate académico, teológico e social.
Diversas personalidades portuguesas e estrangeiras confirmaram prontamente a sua disponibilidade para participar na CIMS e irão dar uma imagem sobre o panorama atual da Música, da Igreja, dos seus músicos e da sua música. Sublinharam ainda a necessidade urgente de um evento desta natureza e as dificuldades que a Música Sacra atravessa. Enalteceram a vontade da Câmara Municipal de Miranda do Douro e da Diocese de Bragança-Miranda - apesar da sua localização periférica - e também dos seus parceiros por realizarem este evento.
A CIMS não é um evento fechado em si mesmo, nem centrado nos conferencistas. Pretende-se que seja o mais abrangente possível e que qualquer leigo, religioso, músico, historiador ou interessado em Música Sacra possa participar e estar em Miranda do Douro entre 11 e 13 de Novembro de 2022.

Save the date e saiba mais em www.cims2022.pt

Edição
3892

Assinaturas MDB