FUTEBOL FEMININO

AF Lisboa vence Torneio Interassociações de futebol de 7 feminino em Sub-14

Publicado por Guilherme Moutinho em Seg, 2022-04-04 12:25

O distrito de Bragança recebeu a fase final do Torneio Interassociações de futebol de 7 feminino em Sub-14 e durante quatro dias, entre 31 de março e 3 de abril, o futebol feminino deu novo colorido aos relvados de Bragança, Mirandela e Macedo de Cavaleiros.

O arranque da competição, realizado no dia 31 de março, serviu para definir o alinhamento da Série G, onde AF Madeira foi a melhor entre as representantes das ilhas.  Decorridos os jogos da fase final, disputados nos dias 1 e 2 de abril, seguiram-se as partidas decisivas para apurar os vencedores da Liga de Ouro, Prata e Bronze.

Na manhã de domingo, em Macedo de Cavaleiros, a Associação de Futebol de Lisboa comprovou o favoritismo atribuído e garantiu a conquista da Liga de Ouro do Torneio Interassociações, após bater na final a AF Braga, por 1-0. O golo que valeu a vitória das lisboetas foi marcado por Matilde Santos, aos 24'.

As finais da Liga de Prata e de Bronze foram decididas nas grandes penalidades, onde AF Algarve e AF Viana do Castelo venceram AF Coimbra e AF Évora, respetivamente.

Mónica Jorge, diretora para o futebol feminino da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), destacou a importância global destes eventos. “Estes são os primeiros passos a nível competitivo, a nível nacional para seleções. Falamos de um grande investimento da FPF, que resulta nesta competição com Fase Zonal e Fase Final para todas as meninas, com talento e de todos os distritos, participarem. Aqui é um bom momento competitivo para crescerem e para a observação técnica,” adiantando que “o objetivo da FPF é descentralizar este processo competitivo e levar este e outros torneios a outras zonas do país. Bragança é um local onde, provavelmente, voltaremos com outros escalões de formação masculina e feminina”.

No papel de anfitrião, Diogo Braz, vice-presidente da Associação de Futebol de Bragança, não escondeu a satisfação na escolha da FPF por Bragança. “O balanço é positivo, acolher no nosso distrito as 22 seleções distritais de futebol é algo com uma enorme dimensão e com grande significado para a AFB. As oportunidades de acolher estes eventos em Bragança não são muitas e deixo uma palavra de agradecimento à FPF por acreditar na capacidade da AFB em realizar estes eventos,” revelando que “existe a possibilidade de recebermos, em maio, o Torneio de Desenvolvimento da UEFA em Sub-16 de futebol feminino. A confirmação de tal cenário seria extremamente benéfica para a região”.

O desempenho da representante brigantina no Torneio Interassociações, inserida no Grupo 2 da Liga de Bronze, com um saldo de 2 vitórias e uma derrota em três jogos realizados, mereceu a aprovação do selecionador distrital José Teixeira. “Participação muito positiva nesta fase final do Torneio interassociações (TIA), sobretudo pela competitividade apresentada pelas jogadoras durante os três jogos. O crescimento individual e coletivo tem sido notório, o que apenas vem demonstrar ser possível potenciar talentos no nosso distrito,” lembrando que “fecha-se um ciclo para uma geração e é tempo de começar a preparar a próxima competição, a Copa Gallaecia, potenciando a nova geração de jogadoras que têm sido preparadas desde o início neste processo”.

A organização da competição foi da responsabilidade da AF Bragança em colaboração com a FPF.

Foto: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB