Freixo de Espada à Cinta

Aldeia de Poiares reclama testes móveis após surgimento de surto de covid-19

Publicado por Francisco Pinto em Seg, 2020-09-21 21:48

O presidente da Junta de Freguesia de Poiares, em Freixo de Espada, reclama uma unidade móvel de testagem à covid-19 para aquela freguesia onde apareceu um surto da doença, dada a distância dos locais de teste fixos.

"São cerca de 100 quilómetros para se chegar a Macedo de Cavaleiros e seria importante colocar aqui uma unidade de testagem à covid-19. Mas não obtive uma resposta positiva por partes das entidades de saúde locais e da câmara", vincou o autarca de freguesia.

Filipe Portela garantiu que recebeu "uma lista de cerca de 60 pessoas que estiveram em contacto com casos positivos e que ninguém está de quarentena. É preciso testar".

"Sei de uma pessoa que manifestou sintomas relacionados com a covid-19 no sábado e só na quinta-feira fará o teste de despiste à doença. Os testes estão ser feitos às pinguinhas", concretizou.

O autarca de freguesia mostrou-se preocupado devido "a um foco de covid-19 com pelo menos sete pessoas infectadas naquela aldeia", situação que está " a criar alarme social".

Segundo o boletim epidemiológico emitido esta segunda- feira pela Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste, no concelho de Freixo de Espada à Cinta, há sete casos de doença ativa, todos registados na freguesia de Poiares.

Assinaturas MDB