Bragança

António Costa arrancou a pré-campanha das autárquicas ao lado de Jorge Gomes

Publicado por Glória Lopes em Dom, 2021-09-05 10:31

O Secretário-geral do PS, António Costa, defendeu anteontem à noite, em Bragança, que a valorização dos produtos e recursos naturais é uma estratégia fundamental para criar emprego e atrair população para o interior do país e deu o exemplo do caminho seguido pelo setor do vinho em Portugal que defende ser a estratégia para inverter o declínio do interior do país.
“Há 20 ou 30 anos era preciso escolher bem para beber um bom copo de vinho, hoje é preciso ter muito azar para que não nos saia um bom copo de vinho”, apontou no arranque da pré-campanha para as autárquicas, referindo-se ao valor que este produto ganhou graças ao aprofundamento do conhecimento científico e à colaboração com as universidades e produtores. Costa falou num comício de apresentação das listas à Câmara, Assembleia Municipal e Assembleias de freguesia do concelho de Bragança, e esteve em palco al lado de Jorge Gomes, o candidato socialista ao município que está nas mãos do PSD há 24 anos.
“Foi o conhecimento que permitiu que o vinho hoje seja sempre de qualidade e tenha maior valor e o caminho que o vinho fez é o caminho que o azeite está a fazer, é o caminho que a castanha vai fazer, é o caminho que todos os produtos naturais vão fazer”, acrescentou António Costa.
Destacou ainda o contributo das universidades e politécnicos na investigação e o aumento da oferta de ensino superior público que, em 2015, existia em 40 localidades e atualmente abrange 134, segundo o secretário-geral socialista.
O secretário-geral do PS sublinhou que a estratégia que propõe para o país só resulta se “o poder central e o poder local remarem para o mesmo lado” e criticou, sem referir diretamente o nome do atual autarca de Bragança, por este se ter mostrado contra a proposta do Governo para a concretização da estrada de ligação a Puebla de Sanábria (Espanha), que é metade dos 35 milhões de euros desejados pelo município.

Assinaturas MDB