// Política

Bragança é o terceiro distrito do país com mais Núcleos de Estudantes da Juventude Socialista

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2021-03-11 12:14

A Federação da Juventude Socialista (JS) de Bragança elegeu quatro núcleos de estudantes no distrito no passado fim-de-semana, o número mais elevado de sempre. Tratam-se de três estruturas eleitas pela primeira vez e de uma reativação. “Somos o terceiro distrito do país com mais núcleos de estudantes eleitos, atrás de Lisboa e de Setúbal”, referiu Tito Resende, presidente da Federação Distrital da JS.
Foram eleitos: o Núcleo de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Vila For (coordenador Pedro Garção); o Núcleo da Escola Básica e Secundária de Miranda do Douro (coordenador Dinis Ruano) que foi reativado; o Núcleo do Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé (coordenador Margarida Lamas); e ainda o Núcleo de Estudantes do Instituto Politécnico de Bragança (coordenador Debora Rodrigues). O mandato é de dois anos.
A mobilização de jovens para a política não é tarefa fácil e Tito Resende admite uma maior resistência nos concelhos onde o PS não está no poder nas câmaras municipais. “Nuns concelhos nem tanto, mas depende da forma como a estrutura da juventude está instalada, da motivação das pessoas que colaboram no processo. Os Núcleos do secundário foram eleitos em concelhos com câmaras socialistas, logo é mais fácil. Tentámos em Moncorvo (município do PSD) e não conseguimos arranjar gente. Em Vimioso e Freixo de Espada à Cinta é praticamente impossível porque só tem ensino até ao 9º ano, e só podem ser militantes após os 14 anos. Noutros casos os pais não os deixam envolver porque são muito jovens ou até há falta de jovens”, realçou Tito Resende.

Assinaturas MDB