Bragança

Câmara aposta em Avatar de Língua Gestual Portuguesa nos sites municipais

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2021-05-13 09:38

O Município de Bragança investiu cerca de seis mil euros na aquisição de uma ferramenta que facilita a leitura dos conteúdos dos sites municipais, através de um Avatar de Língua Gestual Portuguesa.
Trata-se do projeto VirtualSign que visa facilitar a comunicação e interação com o Município, especialmente das pessoas com dificuldades de audição.
Esta ferramenta moderna e inclusiva permite “eliminar algumas barreiras linguísticas e pretende criar maior proximidade com a comunidade surda. A inclusão social é uma das prioridades do Município de Bragança e este é, claramente, um pequeno, mas gigante passo, nesse sentido”, deu conta o presidente da Câmara Municipal de Bragança, Hernâni Dias.
O seu funcionamento é simples. Através de um “assistente virtual” de Língua Gestual Portuguesa, em cada página está presente um ícone do lado direito que, após clicar, faz surgir o Avatar. De seguida, basta o utilizador selecionar o texto pretendido e clicar na seta, sendo este traduzido automaticamente.
Já em implementação o projeto “Cultura para todos”, que representa um investimento superior a 365 mil euros, cofinanciados por Fundos Comunitários, destinado a suprimir ou minimizar obstáculos no acesso aos espaços culturais da cidade de Bragança, sob a tutela do município.

Assinaturas MDB