Alfândega da Fé

Candidatura do PSD/CDS-PP apresentou queixa por votos falsificados

Publicado por António G. Rodrigues em Sex, 10/24/2025 - 12:33

A candidatura do PSD/CDS-PP (AD) em Alfândega da Fé apresentou esta sexta-feira queixa no Tribunal Judicial da Comarca de Bragança devido aos votos falsos que foram introduzidos na aldeia dos Picões, na freguesia de Ferradosa, detetados durante a primeira contagem ainda no dia das eleições autárquicas, há cerca de duas semanas.

O caso, denunciado em primeira mão pelo Mensageiro de Bragança, foi detetado ainda na primeira contagem dos votos efetuada, quando se detetaram três boletins que não correspondiam aos originais, e foi confirmado na Assembleia Geral de Apuramento do dia 14 de outubro.

 “Esses três boletins podem dar aso a que se repita esta situação. Por isso pedimos para serem analisados todos os boletins do concelho antes de serem destruídos”, explicou Bruno Veríssimo, em nome da candidatura, ao Mensageiro.

A AD pretende que sejam inquiridos os 65 eleitores que votaram naquela mesa de voto “para perceber quem o fez”. “Ou que recontem os votos todos do concelho, para perceber se há mais boletins falsificados”, frisou Bruno Veríssimo.

Na queixa, a AD justifica este pedido com o receio de que “fique para sempre a dúvida acerca de um possível esquema organizado que condiciona a votação livre”.

A situação foi detetada ainda na noite eleitoral, quando foram detetados três boletins com aparência diferente e em papel de gramagem distinta dos originais. 

“Somente aquando da contagem se aperceberam que algum eleitor havia trocado os boletins oficiais por essas três cópias, pois o número de cargas coincidia com as descargas. Referiu ainda que uma vez que os boletins eram falsos foram contabilizados nos votos nulos”, lê-se na ata da sessão geral de apuramento, a que o Mensageiro teve acesso.
Os votos que foram anulados eram no PS.

 

Assinaturas MDB