// Diocese

Cáritas Diocesana aumentou atendimentos devido à pandemia

Publicado por AGR em Qui, 2021-03-04 14:43

A pandemia de covid-19 fez aumentar o número de atendimentos da Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda. Números revelados ao Mensageiro por Rui Magalhães, do Gabinete Psicossocial da instituição numa altura em que se assinala a Semana da Cáritas em todo o país.
Em 2020, foram realizados 881 atendimentos, que corresponderam a um total 2036 pessoas apoiadas. “Dos atendimentos realizados, 467 foram novos atendimentos e 414 foram atendimentos recorrentes”, explicou Rui Magalhães, frisando que “os beneficiários procuraram o apoio da Cáritas sobretudo a título individual, sinalizados através das paróquias/párocos ou encaminhados por diversos serviços sociais”.
Os atendimentos dizem respeioto a Bragança (cidade e concelho), Vimioso, Torre de Moncorvo, Mogadouro, Macedo de Cavaleiros, Vinhais, Carrazeda de Ansiães e Mirandela.
De acordo com aquele responsável, “as situações dos beneficiários foram sobretudo desemprego (grande parte relacionado com a crise provocada pelo coronavírus), migrantes, emprego com salário insuficiente para as despesas do agregado familiar, reforma/pensão com montante insuficiente para as despesas do agregado familiar e infetados pelo coronavírus”.
“Por exemplo, este ano não houve ninguém à procura de pessoas para a apanha de castanha, devido à descida dos preços”, apontou. O número de cidadãos estrangeiros também “aumentou significativamente com a crise provocada pelo coronavírus, sendo 22 as nacionalidades dos migrantes que pro

Assinaturas MDB