FUTSAL DISTRITAL

CD Miranda do Douro vence EFAP e conquista Taça Distrital de Futsal AF Bragança (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Dom, 2023-03-05 12:58

O Clube Desportivo de Miranda do Douro entrou na história do futsal distrital ao garantir, este sábado, a conquista da Taça Distrital de Futsal da AF Bragança, ao bater a EF Arnaldo Pereira (EFAP), na final, por 6-8, após prolongamento, em jogo disputado no Pavilhão Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Foi num ambiente de festa ensurdecedora, que a EFAP e CD Miranda do Douro mediram forças, protagonizando uma final inédita, numa disputa imprópria para cardíacos.

Os brigantinos marcaram logo aos 0 minutos, com Nivaldo ao, segundo poste, a aproveitar uma excelente assistência de Daniel Alves. Aos 11’, o Miranda do Douro empatou por Ricky, num toque de calcanhar, para delírio da assistência.

A equipa de Manuel Rodrigues reagiu e, aos 16’, João Pinheiro de bola parada ‘fuzilou’ Pina, aumentando a vantagem, a seguir, aos 16’, por Hugo Aires. Antes do toque para o intervalo, aos 19’, Vítor Hugo mostrou a sua eficácia na ‘carreira de tiro’ no 3-2.

No segundo tempo, aos 30’, Gabriel iguala a partida (3-3) e Miguel Castro, aos 31’, coloca os mirandeses pela primeira vez na liderança. A vantagem seria aumentada, aos 33’, por Ricky na recarga, ao livre de 10 metros de Delgado.

Em desvantagem, a EFAP conseguiu virar o resultado de 3-5 para 6-5 graças aos golos apontados por Pedro Alves (34’, 35’ e 36’).

Nos segundos finais do tempo regulamentar e com muitos protestos dos estudantes à mistura, Delgado empatou na marca dos 10 metros.  

No prolongamento, com um golo em cada período, a vitória não fugiria aos mirandeses, com Vítor Hugo, de calcanhar, aos 42’, e Delgado na conversão de um livre direto, aos 53’.

Com esta vitória arrancada a ferros, o CD Miranda do Douro, fundado em agosto de 2022, garante o seu lugar na história do futsal distrital brigantino com a conquista da Taça Distrital de Futsal da AF Bragança 2022/2023.

Para Vítor Hugo, eleito homem do jogo e um dos mentores do projeto, ser vencedor da Taça Distrital tem um significado ímpar, apesar das muitas conquistas obtidas ao longo da sua carreira. “Sinto muita alegria e satisfação. Este é um projeto que nasceu a ferro e fogo para dar oportunidades aos atletas de Miranda do Douro para competir pela sua terra. Já ganhei alguns títulos na minha carreira, mas este foi certamente o mais especial,” revelou.

“O homem do jogo foi a equipa, o empenho destes adeptos e da própria equipa é que me deixa satisfeito, não o prémio individual. Queremos celebrar este título, num clube com apenas seis meses de história, onde este grupo de atletas ficará na história. Queremos continuar a evoluir na modalidade para dar o melhor por Miranda do Douro. Um passo de cada vez e com os olhos postos no futuro,” declarou Vítor Hugo.

Paulo Jorge, técnico do Miranda do Douro, salientou a importância deste troféu e das dificuldades esperadas. “Esperávamos um jogo extremamente difícil e competitivo, tal como ficou provado na quadra. Foi preciso trabalhar muito para conseguir este feito, saímos daqui como uns justos vencedores”.

Do lado da EFAP, Pedro Alves, que esteve em evidência com três golos marcados, acabou por lamentar o desempenho da equipa de arbitragem. “Sinto que faltou algo, lutámos até ao final, mas não conseguimos levar a taça para casa. O Miranda do Douro jogou bem, numa partida onde a arbitragem não ajudou. Sinto-me feliz pelos golos marcados, num jogo onde dei o meu máximo pela equipa”.

O técnico da EFAP, Manuel Rodrigues, no final do emocionante desafio, enalteceu a atitude e dedicação dos seus atletas, mas não deixou de 'apontar o dedo' à equipa de arbitragem. “Estou extremamente orgulhoso pelo desempenho dos meus jogadores. Ambas as equipas fizeram um jogo fantástico, mas na segunda parte jogámos num campo inclinado. Fomos extremamente competentes a jogar contra uma excelente equipa como o Miranda do Douro e, sem tirar mérito ao adversário, lamento que tivéssemos de jogar num campo tão inclinado,” concluiu.

Nos encontros relativos às meias-finais da Final Four, disputados na sexta-feira, a EFAP vencera o GD Torre Dona Chama, por 4-1, enquanto o CD Miranda do Douro goleara o Sporting de Moncorvo, por esclarecedores 2-8.

Fotos: Guilherme Moutinho.

Assinaturas MDB