Bragança

Cemitérios da cidade estarão abertos no fim-de-semana associado ao Dia dos Fiéis Defuntos mas com regras de prevenção à covid-19

Publicado por Glória Lopes em Qua, 2020-10-21 15:43

A Câmara Municipal de Bragança vai reforçar as medidas de excepcionais de prevenção à infeção por SARsCoV2 (covid-19) nos dois cemitérios da cidade, Toural e Santo Condestável nos dias 31 de outubro, 1 (Dia dos Fiéis Defuntos) e 2 de novembro altura de grande afluência a estes espaços por parte dos cidadãos que prestam homenagem aos seus entes queridos.
Naqueles três dias, o município determinou a abertura Cemitérios Municipais (das 8h00 às 18h30), com lotação reduzida, limitada ao máximo de uma pessoa por 8 m2 de área útil (acessos e caminhos), sendo: máximo de 300 pessoas para o cemitério do Toural e 150 pessoas para o cemitério do Santo Condestável.
Vão ser criados circuitos com entradas e saídas distintas e Encerramento de um dos três acessos em cada cemitério para melhor controlo da lotação do espaço.
Será ainda obrigatório o cumprimento das recomendações definidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nomeadamente a obrigatoriedade do uso de máscaras e de distanciamento físico de 2m entre os visitantes, bem como a obrigatoriedade de desinfeção das mãos à entrada dos cemitérios. Recomenda-se a permanência no local pelo tempo estritamente necessário, num máximo de 30 minutos. É proibida a partilha de materiais de limpeza, a não ser que sejam manuseados com
luvas. As casas de banho públicas existentes nos cemitérios estarão encerradas.
A autarquia refere ainda em comunicado que estas medidas preventivas são de âmbito municipal, podendo as mesmas ser alteradas/revertidas, em caso do agravamento da situação pandémica ou por determinação das entidades competentes (Autoridades de Saúde - Governo).

Assinaturas MDB