Nordeste Transmontano

Covid-19: Bragança e Vimioso entre os concelhos de maior risco, Mirandela baixa de escalão

Publicado por Fernando Pires em Qua, 2020-12-23 09:40

A Direção-Geral de Saúde (DGS) já divulgou os dados da incidência cumulativa por concelhos dos casos de Covid-19 sobre os quais o Governo se baseou, na semana passada, para definir os quatro escalões do mapa de risco que vão estar sujeitos a diversas restrições, desde hoje e até 7 de janeiro, em que vigora mais um Estado de Emergência.

O critério não está relacionado com o número de casos ativos, mas antes o número de novos casos em 14 dias, neste caso entre os dias 4 e 17 de dezembro, independentemente do número de recuperados que os concelhos possam ter acumulado.

Vimioso e Bragança passam a figurar como concelhos de risco de contágio extremamente elevado, o mais grave.
Os dados da DGS revelam que, de 4 a 17 de dezembro, Vimioso registou 117 novos casos de infeção, quando o máximo que podia ter registado para não figurar neste patamar era de apenas 40 casos, ou seja, três vezes menos do que o número que registou.
Já o concelho de Bragança, registou nesses 14 dias 354 novos casos de infeção, ultrapassando em 21 o máximo permitido para continuar no risco muito elevado.

Há agora 4 concelhos do distrito que figuram no escalão de risco muito elevado: Miranda do Douro, Torre de Moncorvo, Freixo de Espada à Cinta e Alfândega da Fé.
Freixo estava no risco extremo e baixou porque, de 4 a 17 de dezembro registou 16 novos casos de infeção, curiosamente com menos um caso a descida até seria para o escalão de risco elevado.
Moncorvo mantém-se neste escalão de muito elevado ao ter registado 49 novos casos, quando o máximo que podia ter para descer de escalão seriam 37.
Miranda registou 50 novos casos, mais 17 do que o máximo permitido para descer de escalão.
Já o concelho de Alfândega continua no escalão de risco muito elevado porque, em 14 dias, teve 30 novos casos, ultrapassando em 9 o máximo do escalão elevado.

Cinco concelhos do distrito figuram na lista do escalão de risco elevado: Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vinhais, Mogadouro e Vila Flor. Macedo de Cavaleiros baixou do risco extremamente elevado porque teve, de 4 a 17 de dezembro, 50 novos casos de infeção, menos 20 do que o máximo permitido para figurar neste escalão.
Já o concelho de Mirandela, que baixou do escalão de muito elevado, registou em, 14 dias, 87 casos, menos 18 do que o máximo deste escalão.
Vinhais mantém-se no escalão de elevado ao ter registado 31 novos casos, menos 7 do que o máximo permitido para não subir de escalão, enquanto Mogadouro também consta na lista do escalão elevado por ter registado 23 novos casos de infeção, apenas mais 2 do que é o máximo permitido para ter ficado no risco moderado de onde veio o concelho de Vila Flor que registou 16 novos casos, mais 1 do que o máximo permitido para se ter mantido no escalão menos grave de risco de contágio.
Carrazeda de Ansiães é agora o único concelho do distrito que se mantém no risco moderado que nem sequer tem recolher obrigatório durante a semana a partir das 23 horas. Entre 4 e 17 de dezembro registou apenas 1 caso novo.

Assinaturas MDB