Nordeste Transmontano

Covid-19: Distrito ultapassa os mil casos e regista mais uma morte

Publicado por AGR/FP em Seg, 2020-10-12 23:07

O distrito de Bragança ultrapassou hoje, oficialmente, os mil casos positivos de covid-19.

O relatório das autoridades de saúde sobre o ponto de situação, às três da tarde desta segunda-feira e referente às últimas 72 horas dá conta de 77 novos casos, 58 deles no concelho de Bragança.

Houve ainda 5 em Mirandela, 2 em Vila Flor, 6 em Alfândega, 5 em Mogadouro e um em Vinhais.

Está confirmado que, desde 14 de março, dia em que se conheceu o primeiro caso no distrito, já são mais de mil os casos confirmados, mais concretamente 1027.

Há também mais 24 pacientes recuperados. Dez em Vimioso, 4 em Vinhais e Bragança, 3 em Macedo, 2 em Mirandela (um na cidade e outro nas Aguieiras) e 1 em Freixo de Espada à Cinta.

No total, já recuperaram da doença 561 pessoas e já há 41 mortes a lamentar. A mais recente vítima mortal é um homem natural de Freixo de Espada à Cinta mas residente na Amadora que não resistiu. Era o primeiro caso positivo registado no surto de Poiares.

Nesta altura, estão ainda 432 casos ativos, sendo 299 no concelho de Bragança, 30 em Vimioso, 20 em Freixo, 19 em Mogadouro, 17 em Macedo, 16 em Mirandela (4 deles nas Aguieiras), 8 em Vinhais. Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo têm ambos 7 casos ainda ativos. Vila Flor tem agora 3, enquanto Carrazeda e Miranda têm apenas um caso. Há ainda 3 importados. Um de Lisboa, outro de Madrid e outro de Ponte de Lima.

Diga-se ainda que testaram negativo, os profissionais de saúde e auxiliares da urgência do hospital de Mirandela que foram sujeitos a testes de despistagem devido ao caso positivo de uma assistente operacional daquele serviço.

Em Bragança, o surto mais preocupante continua a ser o da Santa Casa da Misericórdia, que tem 153 casos positivos e mais alguns de contactos diretos. Mas há, ainda, um surto entre a comunidade residente de brasileiros, que já conta mais de duas dezenas de casos, assim como entre a comunidade caboverdiana residente (não estudante).

Há ainda cinco casos detetados nas Urgências do hospital de Bragança e mais alguns na cantina do IPB.

Também foi detetado um caso relacionado com o departamento de saúde pública do distrito.

Esta noite, estão ainda a ser processados vários testes.

Assinaturas MDB