Nordeste Transmontano

Covid-19: Mais de cinco mil pessoas já receberam as duas doses da vacina

Publicado por Fernando Pires em Seg, 2021-03-08 20:04

A Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) revela, em comunicado, que, até à passada sexta-feira (05 de março) fez 23.161 inoculações da vacina contra a COVID-19 no distrito de Bragança.

Iniciada a 27 de dezembro de 2020, a vacinação dos profissionais de saúde é coordenada pelo Serviço de Saúde e Risco Ocupacional da ULS do Nordeste, continuando a decorrer de acordo com o Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19. Abrange os profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e também os dos setores privado e social, faz saber a ULSNE.

Por sua vez, a vacinação na comunidade, levada a cabo pelas equipas do Departamento de Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste, e que teve início no passado dia 04 de fevereiro, no concelho de Vimioso, “está a decorrer a bom ritmo, em todos os Centros de Saúde do distrito de Bragança (14)”, “onde estão a ser administradas três das vacinas já aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento: a da Pfizer, a da AstraZeneca e a da Moderna”, adianta a nota.

As 19.504 inoculações efetuadas na comunidade em apenas um mês (entre 04 de fevereiro a 05 de março), “correspondem a 8.234 pessoas com a primeira dose da vacina administrada e 5.635 com as duas doses da vacina, ou seja, o processo completo”.

A vacinação na comunidade inclui os utentes e colaboradores das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e outros lares residenciais (1.279 com a primeira dose e 5.238 com as duas doses), os profissionais essenciais como os agentes de segurança da PSP e da GNR e os bombeiros (970 com a primeira dose, estando em curso a administração da segunda dose) e as pessoas com mais de 80 anos e mais de 50 anos e patologias associadas, nomeadamente insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica ou doença respiratória crónica (5.985 com a primeira dose, estando em curso a administração da segunda dose).

O processo de vacinação contra a COVID-19 é assegurado por equipas multidisciplinares, mediante o estrito cumprimento de todos os procedimentos de qualidade e segurança, desde a preparação, à administração e à vigilância pós-vacinação.

A finalizar, A ULS do Nordeste deixa “uma mensagem de tranquilidade à população do distrito de Bragança, assegurando que todas as pessoas irão ser convocadas para efetuar a vacina, de acordo com a priorização determinada no Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19”.

A vacinação na área de abrangência da ULS do Nordeste vai continuar até à inoculação de todas as pessoas que fazem parte do primeiro grupo prioritário, de acordo com o referido Plano, estendendo-se posteriormente, na população, para a segunda e a terceira fases, conforme estipulado pelas instâncias superiores, conclui o comunicado.

Assinaturas MDB