Nordeste Transmontano

Covid-19: Surto no lar de Argozelo e mais um bombeiro infetado em Bragança

Publicado por Fernando Pires/AGR em Ter, 2020-12-08 15:17

O mais recente boletim das autoridades de saúde confirma a tendência da última semana de uma constante descida de casos ativos de infeção por Sars-Cov-2, fruto de um número superior de recuperados face aos novos casos positivos.

Nas últimas 72 horas, o distrito teve 138 novos casos, mas registou um maior número de pacientes dados como curados, chegando aos 192.

O concelho de Mirandela registou mais 16 casos de infeção, desde sexta-feira, a maioria resultantes do surto no turno da noite na unidade de transformação da castanha do Cachão. Ainda assim, o concelho mirandelense teve uma diminuição de casos ativos (-3) em virtude de ter registado 19 pacientes recuperados.

De resto, nos restantes 11 concelhos do distrito houve uma redução de casos ativos do novo coronavírus em 8 deles: Bragança tem agora menos 18 casos ativos, sendo quatro deles dos bombeiros voluntários. Freixo de Espada à Cinta teve uma diminuição de 17 casos. Torre de Moncorvo baixou 15. Alfândega da Fé também reduziu o número de casos ainda ativos, tem menos 10. Macedo de Cavaleiros menos 8. Mogadouro tem menos 5 casos ativos. Já tínhamos referido que Mirandela tem menos 3 e Vila Flor tem agora menos 1.

Em sentido contrário estão os concelhos de Vimioso e de Vinhais, já que ambos aumentaram o número de casos ativos. O primeiro subiu 28, fruto de um surto identificado no lar de Argozelo, que conta já com 13 utentes e pelo menos cinco funcionários infetados e o segundo aumentou em 5 o número de casos ativos.

Carrazeda de Ansiães não registou nenhuma evolução, ficou com os mesmos casos ativos que já tinha na passada sexta-feira.

Contas feitas, até ao momento foram confirmados 3836 casos de infeção no distrito, dos quais 3010 já recuperaram (78%), há a lamentar 71 mortes (2%) e faltam curar 755 pacientes, cerca de 20%.

Nas últimas horas, está confirmada mais uma morte relacionada com a Covid-19, de uma idosa de 86 anos, utente da residência sénior do Hospital Terra Quente. Ainda assim, este óbito ainda não está contabilizado no mais recente boletim das autoridades de saúde, bem como o de um octagenário da Fundação Betânia, em Bragança, que estava em isolamento na instituição depois de ter chegado infetado do hospital, e que não resistiu durante o fim de semana.

Conferimos agora, os casos ainda ativos nos 12 concelhos do distrito:
BRAGANÇA 257
MIRANDELA 120
MACEDO 97
MIRANDA 72
VIMIOSO 58
MONCORVO 43
ALFÂNDEGA 30
FREIXO 28
VINHAIS 24
MOGADOURO 18
VILA FLOR 6
CARRAZEDA 2

Assinaturas MDB