Do Natal ao Reis o Nordeste celebra o solstício com caretos na rua
Em Vinhais as celebraram-se as Festas em Honra de Santo Estevão em Ousilhão (Festa dos Rapazes) e em Rebordelo (Festa das Varas), nos dias 25 e 26 de dezembro, com grande festa e animação. As duas localidades do concelho envolveram as suas associações e juntas de freguesia conseguiram atrair visitantes e manter a tradição por mais um ano. Em Travanca as tradicionais galhofas, a aparição dos dois caretos da localidade e o arremate da esmola, tiveram lugar no dia 27. Em Vale das Fontes a Encamisada aconteceu no último dia de 2023 e a organização reclama para a iniciativa a passagem de ano mais genuínas de Trás-os-Montes.
O concelho de Vinhais tem um património cultural muito rico sendo que é o único local do país onde se iniciam e encerram as Festas de Inverno. Começaram no sábado, no início de novembro de 2023, com a Festa da Cabra e do Canhoto, na Capital da Cultura Celta, Cidões.
A autarquia, as juntas de freguesia e as associações culturais dos locais onde se realizam estas festividades têm tido um papel fundamental na dinamização, divulgação e no envolvimento da população local na realização das mesmas, mantendo e preservando tradições ancestrais. O enterro do Velho em Miranda do Douro fechou o ano.
Em Macedo de Cavaleiros na aldeia de Arcas os caretos saíram à rua para celebrar Santo Estevão. As festas começaram no dia de Natal. Este ano realizou-se o primeiro Festival da Galhofa, que juntou 18 grupos de caretos e mascarados de vários concelhos, nomeadamente de Espanha.
A celebração do solstício de inverno em S. Pedro da Silva no dia 14, com a Festa de Santa Lúzia, L Bielho e la Galdrapa abre as festividades em Miranda do Douro, concelho com diversos eventos. Em Constantim, nos dias 27 a 30, com a Festa dos Moços, ou Festa de S. João. Enterro do Velho em Miranda do Douro, no dia 31, e ainda o Festival Geada nos dias 29 e 30; e em Vila Chã da Braciosa no dia 1 de janeiro para celebrar a Festa do Menino.
A população de Torre de Dona Chama, em Mirandela, voltou para a rua para participar nas Festas dos Caretos, dos Rapazes e Santo Estevão, que já estão inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural