EFAP garante vaga na Final Four com 'póquer' do capitão Abel (com galeria)
A Escolinha de Futsal Arnaldo Pereira (EFAP) goleou, esta sexta-feira, no Pavilhão da Coxa, a equipa da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Ala, por 5-1, em jogo da 2.ª eliminatória dos quartos de final da Taça Distrital AF Bragança de Futsal.
Este resultado, aliado à vitória na primeira mão, por 1-2, garante a presença inédita da EFAP na Final Four da Taça Distrital, com os apurados CD Miranda do Douro, Sporting Moncorvo e Torre Dona Chama.
A grande figura do encontro foi Abel Alho. O capitão da EFAP esteve ao nível do desempenho coletivo da equipa brigantina e marcou quatro dos cinco golos da formação brigantina.
O primeiro golo do encontro surgiu, aos 6’, com Abel a concluir uma jogada bem construída por Clóvis.
Pouco depois, aos 9’, Abel voltou a mostrar pontaria afinada na sequência de um canto batido por Pedro Alves. No mesmo minuto, Abel aproveitou uma saída de bola infeliz do conjunto macedense e fez o 3-0.
O ‘póquer’ de Abel ficou confirmado, aos 15’, na marcação de um livre frontal.
Antes do intervalo, aos 20’, Pedro Carvalho reduziu as contas no marcador para 4-1, após desviar, com intenção, um livre lateral batido por Léo.
A segunda parte foi mais equilibrada, mas acabaria por ser a EFAP a voltar a marcar por intermédio de Clóvis, aos 19’. O brasileiro aproveitou um desvio subtil de Daniel Alves, em trabalho de ‘pivô’, para surpreender Luís Sá com um “chapéu” de enorme classe.
No final do encontro, Manuel Rodrigues, técnico da EFAP, era um homem realizado. “Garantir o apuramento para a Final Four era um dos objetivos da época. Foi uma eliminatória que correu muito bem e é com justiça e mérito que alcançamos o objetivo de estar na Final Four. Neste encontro fizemos uma excelente primeira parte, tivemos uma grande intensidade a nível ofensivo e defensivo, obrigando o adversário a apenas defender. Agora é pensar no próximo jogo do campeonato e a seu tempo pensaremos na Final Four”.
Bruno Costa, treinador do Ala, não teve dúvidas que a entrada da equipa na partida condicionou a eliminatória. “Quero dar os parabéns à EFAP pelo apuramento para a Final Four. Foi um justo vencedor, no conjunto das duas mãos, e mereceu o apuramento. No primeiro tempo, tivemos uma clara falta de atitude que acabou por nos custar caro. Numa partida entre dois conjuntos equilibrados, tal como ficou demonstrado na primeira mão, não podemos dar 15 minutos de avanço ao adversário que apesar dos nossos esforços para contrariar a desvantagem soube gerir o resultado,” concluiu.
A Final Four está agendada para os dias 3 e 4 de março, no Pavilhão Municipal de Macedo de Cavaleiros. (Atualizado).
Fotos: Guilherme Moutinho.