FUTSAL DISTRITAL

EFAP perde em casa com a Academia Johnson Januário no arranque da Taça Nacional (com galeria)

Publicado por Guilherme Moutinho em Sáb, 2023-03-18 14:13

A Escolinha de Futsal Arnaldo Pereira perdeu, esta sexta-feira, no Pavilhão da Coxa, por 2-5, com a Academia Johnson Januário, da AF Vila Real, no jogo de abertura da jornada 1 da 1.ª Fase da Série A (Zona Norte) da Taça Nacional de Sub-17 em Futsal.

Perante uma bancada composta por adeptos entusiastas, a Academia Johnson Januário mostrou pragmatismo e eficácia perante uma EFAP que acusou algum nervosismo na etapa inicial da partida.

Os visitantes ganharam vantagem, aos 3’ com um golo de Alex Oliveira. Um erro na saída de bola da EFAP permitiu a recuperação de Alex que acabou por levar a melhor no 'um para um' com o guardião Gabriel Costa.

O segundo golo surge num lance infeliz de Cris, aos 4’. O capitão da EFAP tentou cortar o cruzamento de Miranda, mas trai Gabriel Costa e marca na própria baliza.

Aos 12’, a EFAP reagiu, por intermédio de Cris, com um remate forte a embater teimosamente no poste.

Antes do intervalo, aos 20’, Cunha faz o 0-3, num remate de longe que ressaltou, caprichosamente, no corpo de Cris antes de entrar.

No reatamento, aos 21’, Tiago Pinto, de cabeça, aumenta para 0-4 e, aos 24’, Cunha bisa na partida.

Apesar da diferença de golos, a equipa de Hugo Martins procurou reagir perante as adversidades e conseguiu diminuir a diferença no marcador, aos 29’, por Cris, e, aos 36’, com uma boa execução de Rafael Fernandes a selar o resultado em 2-5.

No final do encontro, Hugo Martins, técnico da EFAP, reconheceu algumas dificuldades de adaptação ao nível competitivo. “É natural sofrermos um período de adaptação, tendo em conta a nova realidade competitiva. Entrámos com algum nervosismo, o que é normal numa equipa que conta com apenas um jogador juvenil de segundo ano,” lembrando que “isto não é como começa, é como acaba. Na época passada perdemos o primeiro jogo e conseguimos assegurar um lugar na segunda fase”.

Hugo Martins aproveitou a oportunidade para lamentar a falta de apoio institucional. “Lamento a falta de horários disponíveis para treinarmos e prepararmos condignamente a nossa participação numa prova nacional. Existem modalidades ‘outdoor’ que ocupam as horas disponíveis de utilização do pavilhão em detrimento das modalidades 'indoor’, e isso não pode acontecer. É vergonhoso e espero que haja vontade política para alterar este cenário,” declarou.

Do lado da Academia Johnson Januário, João Santos destacou que o foco da equipa está em ultrapassar esta fase nos lugares cimeiros. “Podíamos ter dado mais ao jogo, mas assim não foi exigido. Aproveitámos para dar minutos a quem jogou menos durante a época e assim potencializar o trabalho da formação. Queremos chegar o mais longe possível. Sabemos que não será fácil, mas queremos lutar pela subida”.

Na próxima jornada, agendada para o dia 25 de março, a EFAP recebe a Futfênix (AF Viana Castelo), ao passo que a Academia Johnson Januário acolhe a Gcr Nun'álvares (26/03).

Este domingo, na Taça Nacional de Sub-19, a EFAP perdeu no reduto da Academia Johnson Januário, por 3-2, ao passo que na Taça Nacional de Sub-15 a equipa brigantina bateu, fora de portas, o Rio Ave, por 3-4, ambos jogos a contar para a primeira jornada da respetiva competição.

Fotos: Guilherme Moutinho

Assinaturas MDB