EFAP vence Vimioso com reviravolta no segundo tempo (com galeria)
Em jogo da 13.ª jornada do Campeonato Distrital de Futsal da AF Bragança, a EF Arnaldo Pereira venceu o Águia FC Vimioso, esta sexta-feira, no Pavilhão da Coxa, por 5-4. O importante triunfo da turma brigantina foi assegurado com uma reviravolta operada no segundo tempo.
Numa primeira parte disputada a um ritmo alucinante, foi o Vimioso a dar o mote com o golo inaugural marcado, no primeiro minuto, por Luís Gonçalves, com assistência primorosa de Rafael Esteves.
Sem tempo para demoras, aos 2’, a EFAP conseguiu o empate por João Pinheiro. O brigantino ‘disparou’ forte e colocado a não dar hipóteses ao guardião Chico.
A reação vimiosense não tardou e Tiago Ventura mostrou pontaria afinada para o 1-2, aos 11’. Galvanizados pelo tento, o conjunto de Vimioso iria dilatar a vantagem, aos 15’, por Diogo Fernandes.
Aos 19’, Clóvis reduziu a diferença e, fora da área, atirou forte perante um desamparado Chico. Antes do intervalo, aos 20’, Diogo Fernandes voltou a fazer estragos ao assinar o 2-4.
No segundo tempo, a EFAP mostrou mais assertividade e, aos 23’, o capitão Abel mostrou a frieza necessária para contornar Chico e marcar pelos brigantinos. A reviravolta seria consumada, aos 28’ e 29’, por intermédio de Daniel Pires, que com pragmatismo foi essencial no triunfo da turma da casa.
Aos 30’, o Vimioso complicou a tarefa com a expulsão, por acumulação de amarelos, de Luís Gonçalves.
Até ao final o resultado não mais sofreu qualquer alteração, muito por culpa do guardião Ferro que segurou a vantagem mínima, apesar das oportunidades de golo criadas pelo Vimioso nos minutos finais.
No final do encontro, Diogo Ferraz, que assumiu o comando técnico da EFAP face ao castigo imposto a Manuel Rodrigues, afirmou que a equipa brigantina respondeu da melhor maneira à derrota na final da Taça Distrital, disputada no passado sábado, diante do Miranda do Douro. “A equipa teve uma boa resposta à derrota na Taça Distrital. Entrámos um pouco abaixo das expetativas, mas conseguimos recuperar da desvantagem do primeiro tempo e acabar a partida com uma vitória competente.”
Quanto às ausências dos castigados Pedro Alves, Amaro e do técnico Manuel Rodrigues, o técnico interino da EFAP revelou que foi algo inesperado. “A suspensão do treinador Manuel Rodrigues e do Pedro Alves apanhou-nos de surpresa, mas na ausência deles queremos continuar a dar-lhes vitórias e a olhar para o título enquanto for possível”.
Já Bruno Costa, treinador do Vimioso, acabou por considerar que este desfecho complicou sobremaneira o objetivo da conquista do título de campeão distrital. “É uma derrota que custa muito a 'engolir'. Precisávamos desta vitória para continuar vivos no campeonato e ter uma palavra a dizer pelo título. Foi um grande jogo, lutámos e esforçámo-nos, mas cometemos alguns erros que custaram a derrota”.
Bruno Costa, que vive a sua primeira experiência como treinador de futsal, falou das dificuldades e exigências inerentes ao cargo. “Este é o meu primeiro ano como treinador e os erros fazem parte do processo de aprendizagem e da função, mas quero errar cada vez menos. A responsabilidade da tomada de decisões, trabalhar para unir o grupo e criar as dinâmicas necessárias para vencer não é nada fácil. O meu objetivo é jogar mais uns anos, mas fui a aceitar esta missão e veremos o que o futuro me reserva,” concluiu.
Fotos: Guilherme Moutinho