Bragança

Fábrica de produção de máscaras e equipamento de proteção individual prepara instalação na zona industrial

Publicado por Glória Lopes em Qui, 2020-07-23 10:58

Bragança vai ter uma fábrica de produção de máscaras cirúrgicas e equipamento de proteção individual, FP2 e FP3, dentro de pouco tempo. Trata-se de um projeto que envolve um investimento de vários milhares de euros, da responsabilidade do empresário Luís Afonso, que aguarda a aprovação da candidatura ao Norte 2020.

A ideia do empresário e veterinário é aproveitar um espaço de que a sua empresa NovaVet é proprietária na zona industrial de Bragança, para instalar a nova fábrica.

"Como tenho uma empresa de distribuição farmacêutica e dispositivos médicos, a NovaVet, já trabalhamos há uns 30 anos, e sempre compramos este material, como as máscaras e os EPI, éramos importadores, mas , entretanto, saiu uma medida da covid-19 que é muito interessante, que financia a colocação urgente das máscaras e outro material no mercado, para a União Europeia se tornar independente da China no que respeita à produção. Nós compramos esse equipamento há vários anos a outros e agora surgiu esta oportunidade de produzir, uma vez que existe um financiamento com investimento a fundo perdido. Se as máscaras estiverem no mercado até seis meses após a publicitação da decisão viável do Estado a comparticipação é de 75%, mas se e as máscaras estiverem no mercado dois meses depois esse financiamento passa para 95%. É muito aliciante", explicou Luís Afonso.

Fábrica de máscaras em Bragança, empresa de distribuição no Minho

Numa outra vertente, o empresário está ainda a expandir o seu negócio de distribuição farmacêutica, cujo armazém principal é em Braga, e, mesmo em tempos de crise tem contratado novos recursos humanos.

"No mês passado contratei sete pessoas, três para Bragança, e as restantes para Lisboa, Alentejo e Braga. Tinha a intenção de trazer o armazém para Bragança, onde tenho um terreno junto ao matadouro, o que implicava mais cerca de 30 postos de trabalho, mas desisti porque me chatearam muito com uma notícia relacionada com um terreno junto ao ISLA, com a qual tentaram difamar-me.  Infelizmente, os vereadores do PS prestaram um mau serviço à cidade e ao concelho.

No dia 15 de julho, comprei um armazém, num investimento que ultrapassa um milhão de euros, em Vieira do Minho, onde nos vamos instalar. A minha empresa é uma das três maiores de distribuição farmacêutica veterinária de Portugal e a maior em exportação. Bragança perdeu este investimento. Já não vem. Em setembro ou outubro começamos a deslocalização de Braga para Vieira do Minho. Bragança perdeu postos de trabalho e a maior unidade de distribuição, com três mil metros quadrados de área coberta. Trinta famílias podiam encontrar postos de trabalho em Bragança", disse Luís Afonso, que garante que não esquece a cidade de Bragança mas não nega que está magoado com a forma como foi atacado.

 

Assinaturas MDB