Feira do Fumeiro revalidou sucesso em vendas e público
Enchidos escoados, vários expositores sem produto para vender, produtores satisfeitos. Este foi mais uma vez o saldo Feira do Fumeiro de Vinhais, cuja 45ª edição revalidou o êxito habitual. “Foram quatro dias e o balanço é muito positivo, tanto em vendas como em número de visitantes”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Luís Fernandes, à margem da entrega de prémios ao melhor fumeiro, no passado domingo.
Sábado foi um dia com o pavilhão a rebentar pelas costuras, tanto mais que ao fumeiro se juntou o concerto de Toni Carreira, à noite, um cantor que é sucesso garantido a encher recintos. “É verdade que estava muita gente. Até era difícil estacionar. Salienta-se isso, que desde manhã à noite esteve sempre muita gente. Tal como na quinta-feira e na sexta-feira, que foram dois dias bons em vendas e isso é o que mais importa”, explicou o autarca.
Ainda que o escoamento do produto seja quase certo em Vinhais e os visitantes não faltem no certame, Luís Fernandes defende que há muito a fazer para melhorar no futuro, nomeadamente as condições do pavilhão de exposições. “Já temos uma candidatura para recuperar o pavilhão, alterá-lo e modificar o espaço à volta. Depois temos de continuar a apostar na produção do fumeiro, ajudando os produtores para terem condições de modo a criarem mais porcos e produzirem mais enchidos”, acrescentou Luís Fernandes.
A entrada de jovens na produção de fumeiro é sempre bem-vinda porque a média de idades dos produtores é elevada. Este ano quatro novos estiveram presentes na feira. “Se não for possível que vivam desse trabalho pode ser um complemento importante ao rendimento que, ao mesmo tempo, ajuda a fixar as pessoas no concelho que é o mais importante”, afirmou o autarca salientando que “a melhor notícia da feira, apesar das vendas e do grande número de visitantes, foi termos mais quatro pro