FUTEBOL

GD Bragança regressa aos trabalhos

Publicado por Guilherme Moutinho em Ter, 2020-08-18 11:04

A equipa do Grupo Desportivo de Bragança começou, esta segunda-feira (17), os trabalhos de pré-época com a integração dos reforços (Pedro Fernandes, Wilker Santos, Hudson Bello e Jorge Passas) e vários jogadores à experiência no plantel canarinho. O clube vive um momento de indefinição natural e recorrente nas pré-épocas, onde as entradas e saídas de jogadores são um processo normal neste período que antecede o arranque competitivo oficial. Assistimos a um arranque de trabalhos atípico, em que os processos de treino e de comunicação estão a ser adaptados para conseguir atingir, satisfatoriamente, o cumprimento de todas as normas sanitárias impostas pela pandemia de Covid-19. O cenário vivido em que os jogadores são divididos por grupos de 5 a 6 elementos nos balneários, uso de cestos individuais, novos cuidados com a roupa e com o uso obrigatório de máscaras apenas fora do relvado causou alguma estranheza, mas foi encarado com um profundo respeito pelo normativo imposto. Na palestra inaugural, o novo técnico Marco Móbil, tranquilizou os seus atletas reforçando que este é um momento diferente e que juntos iriam conseguir ultrapassar as dificuldades. O treino decorreu na normalidade, sendo que os atletas foram brindados com uma chuva “abençoada”, conforme foi mencionado por alguns membros da estrutura brigantina. O treino já contou com a presença de Edvaldo Fernandes, o novo treinador de guarda-redes da formação brigantina. A equipa técnica fica assim composta por Marco Móbil (Treinador-Principal), Daniel Branquinho e Luís Tomé como técnicos-adjuntos e Edvaldo Fernandes no treino específico aos guarda-redes. A nova equipa técnica aguarda ainda a chegada de algumas caras novas ao plantel, com nomes que devem ser indicados muito em breve pelos responsáveis do clube brigantino. Começaram assim os trabalhos de preparação da formação brigantina para o Campeonato de Portugal que tem início marcado para 20 de Setembro. Um Campeonato de Portugal que permanece envolto em muitas dúvidas relativamente à sua exequibilidade, devido à pandemia de Covid-19.

Declarações que marcaram o 1º dia de treinos do GD Bragança

“É um primeiro dia anormal, como a realidade que vivemos. Temos de lidar com várias condicionantes, com várias regras novas a cumprir. Contamos com 13 jogadores do clube e temos que trabalhar com isso. Esperemos que os reforços que vão chegar sejam realmente reforços. Precisamos de bons reforços para todas as posições. Apresentamos um plantel jovem, 80% dos atletas que estão aqui hoje nunca jogou no Campeonato de Portugal. Queremos olhar para a formação com olhos de ver, sabendo que não podemos apostar só na formação mas depende muito deles. Não temos medo, respondemos com trabalho, motivação e ambição.” - Marco Mobil, treinador do GD Bragança.

“Neste arranque de época os jogadores devem respeitar a desinfeção das mãos, o uso de máscara, respeitar o distanciamento, interditar o uso de balneários, circuitos únicos e minimização de contactos na vida social. Neste momento não temos normas oficiais, respeitamos a norma já existente e indicada pela FPF, atualizada em Julho, é por aí que nos estamos a reger, em excesso, maximizando os cuidados. Pretendemos analisar os custos e efetuar a nossa prevenção.” - Flávio Barros, fisioterapeuta do GD Bragança.

Assinaturas MDB