Herança celta abre portas no Reino Unido e já atraiu a atenção da BBC
![](/sites/default/files/styles/w900/public/2025-02/IMG_6661.jpeg?itok=1OPoGdVX)
O Festival da Pança, o Imbolq, uma tradição celta para dar as boas vindas à primavera, marcou o arranque do Campo de Interpretação Celta, na aldeia de Moredo (Salsas), em Bragança, no passsado sábado, com um evento que atraiu dezenas de participantes e curiosos, de locais tão diversos como o Reino Unido, a Galiza ou as Astúrias.
Promovido pela atriz Ana Telmo Rocha, natural daquela freguesia mas há vários anos radicada no Reino Unido, este evento pretendeu servir como “ponte entre duas culturas” que partilham uma raiz comum, a raiz celta.
“É um evento absolutamente fantástico. O encontro de duas culturas que se juntam em volta da herança celta é fantástico. E termos dois grupos femininos a dançarem juntas, a expressarem-se enquanto indivíduos, é um momento único. Para nós foi uma surpresa completa. Conhecemos a Ana e ela falou-nos desta cultura. Fizemos uma breve pesquisa na internet e ficámos um pouco familiarizados mas estávamos ansiosos que este dia chegasse. Foi uma tarde muito interessante”, comentava com o Mensageiro Ewan Cameron, que viajou de uma região próxima a Stonehenge, Glastonbury.